Sobre O quarto onde aconteceu. Um livro de memórias da Casa Branca, John Bolton, Simon & Shuster, 2020.
Estados Unidos está em chamas. O brutal assassinato racista de George Floyd foi o gatilho de uma rebelião nacional que pegou a classe dominante de surpresa. A explosão da raiva popular no coração do capitalismo. E irradia sua influência para um mundo em crise pela pandemia do coronavírus. As (...)
A China está se preparando para votar uma nova lei de segurança nacional com a qual espera reprimir os protestos em Hong Kong e enviar uma mensagem a um Taiwan apoiado pelos EUA. Enquanto isso, surgem tensões econômicas e políticas entre as duas potências, com a crise do coronavírus em segundo (...)
Nas últimas semanas, o preço do petróleo havia despencado e esta semana chegou a valores negativos. Trump ameaçou o Irã e isso bastou para produzir uma recuperação. No entanto, os efeitos são de curto alcance. Deixam exposto o retorno de Trump à política do "America First" em meio à pandemia e à crise, (...)
Bernie Sanders, o candidato autodefinido como “socialista democrático” e representante da ala radical do partido democrata, ficou com uma vitória apertada na primaria de New Hampshire em que se enfrentaram seis concorrentes à nominação para a candidatura (...)
Traduzimos aqui o texto de Claudia Cinatti, do La Izquierda Diario Argentina sobre os rumos dos levantes no nosso continente.
A Câmara de Representantes do Congresso norte americano, de maioria democrata, acabou de aprovar uma resolução que estabelece o mapa da rota que as investigações seguirão de agora em diante, que culminarão, ou não, no julgamento político (impeachment) contra o presidente (...)
O ataque contra Aramco, o coração petroleiro da Arábia Saudita e por consequência um dos centros de gravidade da economia mundial, marca um ponto de inflexão para a situação no Oriente Médio com consequências globais.
Fiel ao seu estilo, com um tweet Donald Trump se livrou de seu assessor de segurança nacional, John Bolton. Faltavam apenas alguns minutos para que se iniciasse uma coletiva de imprensa na Casa Branca, em que o funcionário iria compartilhar o microfone com Mike Pompeo e Steven Mnuchin, (...)
Após 12 dias de mobilizações massivas e uma greve geral nacional, o governador de Porto Rico renunciou ao cargo. Como se configura a relação de forças entre o regime colonial e as ruas?
Como já se vinha anunciando, Boris Johnson, a que muitos se referem como “Trump britânico”, tornou-se Primeiro Ministro do Reino Unido e terá a oportunidade de levar adiante seu programa: Brexit ou morte.
Na quinta-feira dois navios petroleiros a poucos quilômetros da costa do Iran e Donald Trump imediatamente culpou o país persa elevando a tensão na região.
No dia 9 de abril, aconteceram as eleições israelenses e desta vez, Benjamin Netanyahu, o inoxidável primeiro ministro direitista, ganhou seu quinto mandato. Supera assim em permanência no posto a David Bem Gurion, o “pai fundador” do Estado (...)
Violência política, crimes de ódio racista e operações de todo tipo esquentam a reta final da campanha para as eleições de meio mandato nos EUA, na qual o presidente Trump deposita em grande medida o futuro de sua administração.
O desaparecimento de Khashoggi desatou uma crise geopolítica de grande magnitude, que envolve nada menos que os Estados Unidos, a Arábia Saudita e a Turquia.
Em seu discurso na 73ª Assembléia Geral das Nações Unidas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, novamente levantou uma "versão renovada" da America First.
O presidente Donald Trump recebeu duas bombas na mesma semana. O New York Times e a "resistência" burguesa contra Trump.
Reflexões em torno, mas não unicamente, da publicação de For a Left Populism de Chantal Mouffe.
O tormento econômico que assola a Turquia vem se gestando desde tempos atrás, e tem entre suas causa a maior vulnerabilidade desse país emergente ao vai-e-vem internacional, desde a valorização do dólar até as altas das taxas de juros nos Estados (...)
Desde o primeiro minuto de 7 de Agosto, entrou em vigor um decreto do presidente Donald Trump restabelecendo sanções econômicas contra o Irã que os Estados Unidos tinham suspendido durante o governo de Obama, depois de assinar o acordo nuclear multilateral entre o regime dos aiatolás no 2015 e os (...)
Texto que integra uma série onde se debate a Psicanálise e o Marxismo publicada na revista Ideas de Izquierda.