×

NOVA CONSTITUINTE NO CHILE | Chile: Governo, a Ex-Concertación e parte da Frente Amplio apoiam a manutenção antidemocrática de 2/3 da Concenção Constitucional

Após a apresentação por Camila Vallejo (PC) do projeto de lei que elimina os odiados dois terços da Convenção Constitucional, tanto o governo, o partido no poder, quanto os parlamentares de DC, PPD e PS saíram para desestruturar o projeto. Os deputados do RD aderiram à defesa do mecanismo que concede o poder de veto a uma minoria. A reação da maioria da oposição mostra que sua aprovação seria quase impossível, enquanto o PC mantém uma trégua de meses com o governo da CUT. Uma nova saudação à bandeira?

quarta-feira 18 de novembro de 2020 | Edição do dia

Uma série de reações motivou a apresentação do projeto de lei que elimina a restrição de dois terços da Convenção Constitucional. A moção apresentada por parlamentares do PC e de outros partidos da oposição não deixou ninguém indiferente, pois busca eliminar um dos pontos mais odiados do complicado processo constitucional, o fato de uma minoria poder vetar medidas apoiadas pela maioria.

A tramitação do projeto torna-se quase impossível com a negativa que tem gerado na maioria das bancadas dos partidos dos "30 anos" e serve para ver quem apóia a medida antidemocrática. Do governo, o porta-voz Jaime Bollolio, respondeu que “agora o que eles querem é mudar as regras. O mínimo e básico em uma democracia é que as regras do jogo sejam respeitadas ”.

Na oposição, a pressão foi observada quando Maya Fernández do PS retirou sua assinatura do projeto original e ficou claro que tinha sido devido a pressões dentro de seu partido. No caso do DC, tanto seu presidente Fuad Chaín quanto seu chefe do banco Matías Walker anunciaram sua rejeição total ao projeto, alegando um suposto valor democrático por terem assinado um acordo com o governo em 15 de novembro, um acordo que obviamente foi entre as próprias partes que defendem a herança da ditadura mais a Frente Amplio.

O parlamentar do RD Pablo Vidal disse ao LT que “não concordo com a iniciativa, creio que dois terços são bons para a convenção (…) eu os defendo, não foi só o resultado de uma negociação, os acordos devem ser respeitados e vou honrar minha palavra ”. Enquanto isso, Raúl Soto, chefe dos deputados do PPD, e Jaime Quintana, ex-presidente do Senado, deram o mesmo argumento para se distanciarem da proposta.

Mais uma vez, as armadilhas do processo

Enquanto centenas de presos são mantidos por lutar e o “itinerário constitucional” segue avançando, a apresentação desse projeto deixa claro que parte importante da oposição se dá com o veto imposto pela constituição de Pinochet e são esses mesmos partidos que o têm mais chances de se tornar convencional com o sistema de votação atual. Mostra a prisão da armadilha assinada em 15N.

Por outro lado, ao apresentá-la sem sequer convocar uma mobilização para impor aquela medida mínima básica, o PC mostra que a moção é uma nova saudação à bandeira promovendo a ideia que poderia ser melhorada com um projeto, processo constituinte elaborado pelos partidos dos "30 anos".

Como a rebelião logo mostrou, só podemos contar com nossa mobilização para derrubar todo o legado da ditadura e impor uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana. Nas condições atuais, essa luta é também para superar o processo constituinte feito sob medida para este regime, expulsando este governo assassino de Piñera pela Greve Geral, convocando uma verdadeira AC por parte das organizações em luta.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias