×

SEGURANÇA NO TRABALHO | Cerca de 200 postos de combustível expõem trabalhadores ao benzeno em MT e região

Postos de Cuiabá e região são notificados e devem corrigir as falhas para garantir a segurança dos trabalhadores.

sexta-feira 22 de junho de 2018 | Edição do dia

Imagem: INBEP - Blog de Segurança do Trabalho

Foi divulgado hoje um balanço da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTb/MT) com a relação de cerca de 200 postos de combustíveis de Cuiabá e região. Os estabelecimentos foram notificados por auditores e devem corrigir as falhas para garantir a segurança dos trabalhadores.

O benzeno faz parte da composição da gasolina e é uma substância que pode causar diversos males, como edema pulmonar e bronquite e quando há contato prolongado, doenças ainda mais graves como câncer.

As empresas já apresentaram exames ocupacionais de seus funcionários expostos à substancia, mas vale ressaltar que os efeitos da exposição podem demorar até 20 anos para de fato se manifestarem.

As empresas receberam uma notificação para o cumprimento de obrigações trabalhistas que trata dos principais riscos à saúde e segurança dos trabalhadores que atuam no setor, com enfoque na exposição ao benzeno, bem como daquelas irregularidades mais verificadas pela fiscalização do trabalho.

Tal notificação faz parte do Projeto de Fiscalização em Postos Revendedores de Combustíveis que por sua vez integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Ministério do Trabalho.

É inaceitável qualquer situação que coloque os trabalhadores em perigo, assim como são inaceitáveis os desdobramentos do golpe de 2016 e da reforma trabalhista, que relegam à classe trabalhadora as situações mais degradantes e precárias para garantir sua sobrevivência.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias