×

Casta privilegiada: Senadores que votaram contra o aborto legal ganham até US $ 200 mil

A sessão sobre o aborto mostrou que o Senado é uma caverna de funcionários retrógrados com salários milionários que têm o poder de decidir sobre a vida de milhões de pessoas.

quinta-feira 9 de agosto de 2018 | Edição do dia

"Seria irresponsável da minha parte para votar em um projeto que eu fui incapaz de acessar, analisar, estudar em profundidade," disse Cristina Lopez Valverde del Carmen, senadora Justicialista de San Juan. Indignante.

Um senador hoje pode chegar a um salário líquido de US $ 200 mil, entre salário, troca de passagens e mais para o desenraizamento, como é o caso de Valverde. Vinte vezes mais do que o salário mínimo, vital e móvel, que hoje é de US $ 10.000 e que, segundo o ministro do Trabalho, Jorge Triaca, em junho de 2019 será de US $ 12.500. Um contraste contundente.

Seria impossível entender essa atitude, mas não é porque os senadores fazem parte de uma casta política de salários exorbitantes e privilégios incomuns, como ganhar mais US $ 70.000 em troca da troca de passagens que não usam.

Hoje, os senadores, juntamente com os membros do Poder Judiciário, cujo máximo expoente são os juízes da Suprema Corte, que cobram cerca de US $ 300 mil, são os funcionários políticos com salários mais altos. São também aqueles que têm a pior imagem e legitimidade na sociedade. De acordo com um estudo da Universidade de San Andrés, feita em uma amostra de 1.000 casos, 54% dos entrevistados relataram sentir "muito insatisfeito" com o trabalho do Supremo Tribunal, enquanto 41% consideram o mesmo sobre os membros a Câmara dos Senadores.
Não é de forma alguma surpreendente o nível de descrença política e desconfiança nesta instituição.

Aqueles que acompanharam a seção nesta última quarta-feira que discutiu e rejeitou, por uma margem de 7 votos, o projeto de legalização pode ter observado em primeira mão o nível de argumentos reacionários e retrógrados que saiu da boca da maioria dos senadores que nem se deram ao trabalho de ler o projeto.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias