×

DENÚNCIA - UERJ | Funcionários de Policlínica ligada à UERJ estão há 5 meses sem receber

A UERJ tem funcionários contratados com 5 meses de salários atrasados e sem previsão para receber. Eles continuam indo trabalhar sem salário e ainda estão correndo o risco de serem demitidos.

terça-feira 15 de março de 2016 | 00:00

Segue a carta escrita pelos funcionários da Policlínica Piquet Carneiro - UERJ:

Sr. Diretor Cristovão, venho por meio desta carta representar os interesses dos funcionários contratados da Policlínica Piquet Carneiro e também suas manifestações insatisfação da situação em que nos encontramos.

Queremos deixar claro, que em nenhum momento do ano de 2015 houve contato direto com as contratadas por parte da Direção e que esta falha continua continua a se repetir nesta nova gestão. Temos o direito na primazia do recebimento de informações que nos diz respeito.

Queremos enfatizar ao longo desta carta duas datas que nós contratados consideramos como importantes para a exposição de nossas criticas.

No dia 21 de janeiro de 2016 um pequeno grupo de funcionárias se dirigiram a direção para obter informações sobre a questão do pagamento. Neste dia nos reunimos com o Dr. Francisco que nos informou que a PPC seria responsável pelo pagamento de seus funcionários contratados à partir de fevereiro com uma “verba oriunda” das comissões de funcionários alocados em cargos de chefia e o valor estimado seria de 60 mil, que este seria destinado ao pagamento dos salários dos contratados aqui alocados, este dinheiro seria destinado ao pagamento dos salários referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro.

No entanto, para que isso fosse possível, seria necessário dispensar 1/3 dos funcionários contratados e que os salários dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, seriam pagos quando o estado fizesse o repasse da verba para a UERJ. Neste dia foi nos dado o prazo que o salário cairia dia 27/01.

Resultado desta reunião foi:

  •  O salário não caiu no dia 27/01;
  •  Realmente foram dispensados todos os contratados com contratos a vencer para os primeiros meses;
  •  Não houve o pagamento dos salários de janeiro, fevereiro conforme a direção se propôs a fazer.

    Levando em conta o não atendimento do que foi proposto na reunião referida acima, pergunto ao Sr. Diretor:

  •  O que houve com os 60 mil reais destinado aos pagamentos dos contratados? Tendo em vista que o contingente de funcionários está reduzido devido as demissões feitas pela direção, e as funcionárias que não aceitaram a proposta de voltar nas condições propostas pela direção.

    No dia 7 de marco de 2016, um grupo de contratadas, nos reunimos com o Diretor Cristovão para saber sobre passagem e pagamento. Nesta reunião foi dito que: Para a UERJ somos a segunda a ter prioridade (lembrando que estamos há 5 meses sem receber). E que não existe uma previsão de pagamento e que a PPC não tem recursos para pagar nossas passagens. Mediante a isto eu pergunto, Sr. Diretor, porque seus funcionários com 5 meses de atraso de pagamento, não merecem prioridade? Lembrando que 5 meses não são 5 dias. Tendo em vista que nós temos famílias, contas a pagar e a necessidade de nossa subsistência.

    Tem funcionários que deixaram suas casas com suas famílias para morar com seus pais, pois não têm condições de manter os custos da moradia, tem funcionárias que não podem contar com os pais, pois está desempregado, tem funcionário que não pode dar presente de natal ao seu filho, tem funcionário que não pode passear com sua família (o lazer tornou-se algo supérfluo), tem funcionário endividado para comprar material de escola dos filhos; tem funcionário que não tem condições de comprar remédios para seus próprios filhos; tem funcionários com contas vencidas; tem funcionário que acorda as 4 da manhã para estar aqui honrando seu compromisso; tem funcionário cansado ter que ouvir que não tem previsão para receber seu pagamento; tem funcionário cansado de ter que pagar para trabalhar.

    Isto não é nem metade do que estamos passando, a UERJ e a Direção se esqueceu, que somos seres humanos de direitos e não uma máquina, e como pode existir dentro de uma instituição tão respeitada tanta desumanização ?

    Para finalizar, queremos dizer que temos prioridade, sim! E que ninguém, provará o contrário disso, e que foi convocada greve pela comissão de contratadas, pois é necessário o reconhecimento de nossa importância, pois não é só de passagem que vive o trabalhador!

    Nossa pauta:

  •  Pagamento imediato dos salários devido a todos os contratados;
  •  Condições dignas de trabalho;
  •  Fim da lista de controle das funcionárias que estão comparecendo, pois isso é um desrespeito aos que não tem condições para estar aqui, pois estão numa situação degradante por conta de não ter subsídios para se manter;
  •  Primazia nas informações dadas diretamente aos contratados;
  •  Acompanhamento e estudo sobre os impactos sociais na vida do trabalhador, acompanhamento de uma assistente social em qualquer decisão que a direção venha a tomar sobre o nosso respeito, pois esta é uma profissional com capacidade para conhecer a realidade do trabalhador levando em conta nossa subjetividade;
  •  Redução da carga horária dos contratados que quiserem vir trabalhar.

    Rio de janeiro, 09 de marco de 2016.

    Representante de contratados da Policlinica Piquet Carneiro (PPC) -UERJ




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias