×

AUTORITARISMO JUDICIÁRIO | Cármen Lúcia ordena pagamento de pensões ilegítimas à duas filhas de ex-servidores

Mesmo após revogação da lei, em 1990, e de auditoria do TCU, em 2016, que declarou os pagamentos como indevidos, o autoritário judiciário brasileiro arbitrariamente decide quem deve receber nossos impostos.

quarta-feira 11 de julho de 2018 | Edição do dia

O benefício com o dinheiro público entrou em vigor a partir de uma lei de 1958, que estipulava que filhas solteiras e maiores de 21 anos de servidores federais falecidos teriam direito a pensão, a não ser que a beneficiada se case ocupe cargo público permanente. A arcaica e abusiva lei ainda permitiria que a filha herdasse o cargo do pai, em lugar do recebimento da pensão.

Em 1990 o benefício foi revogado, ainda que garantido a quem já o recebesse. Em 2016, o Tribunal de Contas da União realizou uma auditoria em mais de 19 mil pensões e ainda retirou o benefício de quem possuísse qualquer outra fonte de renda, o que acarretou em diversas ações judiciais no STF contra a decisão. Todas as 19 mil pensões apresentaram algum tipo de irregularidade, segundo a relatoria do TCU, que apontou irregularidades mais profundas em 7.730 pensões. Recebendo o benefício estavam (e no presente estão), mulheres empregadas, aposentadas, servidoras públicas e que recebiam inclusive outras categorias de pensões.

Em uma política favorável ao recebimento indevido de recursos públicos, em maio (2018) o ministro Luiz Edson Fachin, do STF, ordenou a retomada dos pagamentos e o retorno à lei de 1958, garantindo o benefício até mesmo às beneficiárias que já trabalhem. A decisão de Cármen Lúcia foi no sentido de seguir as medidas de Fachin, inclusive justificando que os casos foram semelhantes aos analisados pelo ministro. São medidas como essa que escancaram a cada dia o caráter podre do judiciário brasileiro, que é um dos mais caros do mundo, que inclusive já gastou 1 bilhão em auxílio-moradia de juízes só neste ano. É esse verdadeiro “partido judiciário” o que concedeu, no mês passado, Habeas Corpus para Eduardo Cunha, que isentou a Samarco, a Vale e a BHP da multa bilionária por seus crimes em Mariana, que negociou acordos com bancos formadores de cartel e que dá continuidade ao golpe mantendo Lula arbitrariamente preso, como se demonstrou na recente “guerra de liminares” que eclodiu no final de semana.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias