×

Demissão na indústria | Caoa Chery anuncia fechamento da planta em Jacareí e vai demitir cerca de 600 funcionários

Anúncio feito na manhã desta quinta-feira (05/05) pela patronal chinesa é de que haverá uma "adequação" da fábrica para futura fabricação de veículos elétricos, mas esconde que deixará quase 600 famílias na rua para preservar seus lucros exorbitantes.

quinta-feira 5 de maio de 2022 | Edição do dia

Foto: Divulgação

A Caoa Chery anunciou que vai demitir cerca de 600 funcionários e suspender a produção na fábrica da montadora em Jacareí, no Vale do Paraíba em São Paulo. A alegação da empresa é que a fábrica deve passar por adequações para a produção futura de veículos elétricos.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a medida impacta 600 postos diretos, que serão demitidos com a desativação das atuais linhas de produção. Os representantes da categoria informaram que a notícia foi dada pela empresa em uma reunião na manhã desta quinta (05/05). Segundo a Caoa, a suspensão seria temporária para atualização da estrutura da fábrica de Jacareí, a fim de tornar todos seus carros em elétricos até o final de 2023. Mas a verdade é que haverá demissão e o fechamento da fábrica.

Pode te interessar: Membros da Comissão de Base dos Trabalhadores da CSN são reintegrados após mobilização

A empresa afirma ainda que a pausa na produção em Jacareí será compensada pela intensificação no volume da fábrica de Anápolis (GO), que deve receber novos lançamentos no segundo semestre de 2022, ou seja, irá aumentar a carga de trabalho na fábrica em Goiás.

O sindicato chamou uma assembleia para amanhã (06/05) às 10hs para discutir um plano de ação junto com os funcionários da fábrica.

Veja também: Trabalhadores têm trabalhado mais para receber menos, aponta estudo

É preciso defender que a patronal abra o livro de contabilidade e mostre aos seus funcionários o real motivo de estarem fechando a planta. Os trabalhadores precisam saber para onde vai cada centavo, ou seja, ver que os patrões estão lucrando menos com a crise capitalista que eles mesmo criaram. Os trabalhadores não podem pagar uma conta que não é deles! Nenhuma família na rua!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias