×

LUTA SECUNDARISTA | CONVITE: Estudante chileno fará vídeo-conferência com secundaristas de São Paulo neste Domingo!

Neste Domingo, dia 22 de Novembro, na sede do Esquerda Diário, será realizada uma vídeo-conferência entre estudantes secundaristas das escolas ocupadas em São Paulo e estudante chileno que participou das ocupações de escolas em 2011.

sábado 21 de novembro de 2015 | 07:55

Cristobal, ex estudante do colégio A90, participará desta vídeo-conferência com estudantes secundaristas de São Paulo em busca de dialogar com os secundaristas do Brasil sobre o processo de luta pelo qual passou em 2011, quando houve mais de 800 ocupações, e quais foram as lições extraídas dali. Seu colégio ficou ocupado por mais de quatro meses, tendo resistido a 8 tentativas de reintegração e a diversas campanhas da mídia contrárias ao movimento.

Cristobal dando entrevista para a mídia, era representante do A90 na coordenação dos estudantes secundaristas em luta, que tinha delegados eleitos em todas as ocupações, o que foi fundamental para a luta ser tão forte.

No Chile, a luta dos secundaristas de todo o país foi em busca de educação pública gratuita. Os estudantes ocuparam suas escolas e posteriormente receberam apoio de milhares de familiares, professores, jovens e trabalhadores na luta contra a cara educação herdada da ditadura militar chilena. Na ocupação do colégio de Cristobal, o A90, os estudantes foram além. Fruto de uma aliança entre secundaristas e professores desde o inicio do processo de ocupação, eles conseguiram expulsar sua diretoria de maneira “definitiva” e colocar o colégio sob controle dos estudantes, professores e funcionários. Desta forma, puderam deliberar em assembléias democráticas como seriam os horários de aula, quanto tempo ficariam dentro da escola, quais seriam suas atividades, quando parariam suas aulas para irem às ruas fazer manifestação pela educação 100% gratuita e financiada pelo Estado e até mesmo decidiram qual era o currículo a ser ensinado pelos professores.

Clicando aquivocê pode ver um pequeno documentário sobre o A90 em espanhol

Aqui em São Paulo vivemos um levante de ocupações muito semelhante, e os estudantes secundaristas do Chile têm uma importante história a compartilhar conosco! Hoje os secundaristas ocupados em São Paulo encurralam o governo contra a parede, e para vencermos será muito importante essa troca de experiência com os companheiros chilenos! A ocupação do A90 em 2011 nos mostra que é possível ir por mais e construir um novo modelo de educação pública controlada pelos estudantes!

Convidamos todos os secundaristas a participarem desta vídeo-conferência e conversar com Cristobal para fortalecermos nosso movimento e derrotar o governo Alckmin!

Domingo, 22, meio-dia (12hrs), na sede do Esquerda Diário (Pça Américo Jacomino, 49, em frente ao metrô Vila Madalena).

Confirme sua presença no evento do Facebook clicando aqui




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias