×

HERDEIROS DE PINOCHET | CHILE: Polícia atropela violentamente manifestante

Um jovem manifestante foi violentamente atropelado pelos carros lançadores de gás da polícia. Ontem o governo de Piñera reprimiu durante as manifestações na Praça Dignidade. A repercussão da imagem brutal rapidamente percorreu todo mundo. Reproduzimos aqui posicionamento do La Izquierda Diario Chile.

sábado 21 de dezembro de 2019 | Edição do dia

A imagem entrou na capa de todos sites de notícia no continente, no Brasil esteve em destaque na Folha e no Estado de São Paulo. É revoltante a tentativa de assassinato cometida pela polícia do direitista Sebastián Piñera, e aliado de Bolsonaro e Trump. Reproduzimos abaixo posicionamento do La Izquierda Diario Chile.

Brutal atropelamento de jovem pela polícia na praça Dignidade. A repressão tem que ser freada com mobilização. O prefeito Guevara tem que ser derrubado.

A Mesa de Unidade Social, a CUT devem terminar a trégua que só serve a Piñera, rechaçar esta brutalidade e convocar uma grande mobilização na Praça Dignidade, pelo direito à manifestação e contra a repressão e exigir a renúncia do Prefeito Guevara.

Um violento atropelamento, com completa impunidade e desídia, a polícia atacou um jovem manifestante. Os vídeos correm pelas redes sociais e mostram o rechaço de milhares contra essa brutalidade policial. O jovem está gravemente ferido, tem fratura na pélvis e está sendo atendido no Hospital Posta Central.

O prefeito Felipe Guevara é responsável pela tentativa de homicídio. Deu a ordem de militarizar a Praça da Dignidade com as Forças Especiais e proibir violentamente o direito de se manifestar sem permissão prévio. Trata-se de direito fundamental, internacionalmente reconhecido. Exigimos a renúncia de Felipe Guevara!

Ontem foi um dia em que o governo tentou com essa repressão tirar os manifestantes da Praça Dignidade, cercando-a com grade, com o anúncio de “tolerância zero” do prefeito, com 1.000 policiais ao redor da praça. Enquanto isso, por cima, o “conchavo” do Congresso vota um processo constituinte completamente enganoso com suas amarras de 2/3 e a impunidade para manter de pé toda herança da ditadura. O governo tenta “recuperar” a Praça Dignidade a ponta de repressão.
Alguns milhares de manifestantes enfrentaram a repressão, com menos pessoas que nas últimas sextas-feiras, resistiram mesmo assim à dura repressão do governo que buscava impedir a manifestação. Muitos gases, milhares de polícia, balas de borracha e batalhões policiais dispersaram a manifestação.

As migalhas, a maquiagem de “processo constituinte” para que nada mude, e a brutal repressão com espancamento de manifestantes, tenta impor uma situação favorável ao governo e suas enganações. O governo não pode conseguir recuperar a Praça Dignidade, ela tem que ser lotada com centenas de milhares, garantindo o direito à manifestação e as organizações de massa, como a Mesa Unidade Social e a CUT devem convocar uma mobilização assim para que sejamos centenas de milhares nas ruas contra a repressão. Chega desa trégua que só serve a este governo e permite que avancem em suas medidas repressivas e suas enganações.

Vídeos do momento do brutal atropelamento pela polícia:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias