×

REORGANIZAÇÃO ESCOLAR | CEDOM resiste tentativa de desocupação

Supervisores, direção, alguns professores e alunos da escola Dr. Octávio Mendes (CEDOM) se reuniram hoje (01) na porta da escola, que esta ocupada desde quarta-feira passada, para protestar contra a mobilização dos alunos e pedir a volta às aulas.

quarta-feira 2 de dezembro de 2015 | 01:35

Pelas redes sociais e listas de WhatsApp desde o final de semana já circulavam mensagens e postagens da gestão da escola incentivando que aqueles alunos, pais e professores que são contra a ocupação, se concentrassem na porta da escola hoje para garantir, mesmo que significasse arrebentar os cadeados, aula normal.

Neste domingo vazou um áudio de uma reunião entre o chefe de gabinete da secretaria de educação, Fernando Padula, e os dirigentes de ensino no qual a linha do governo fica bem clara, colocar de pé um "plano de guerra" contra as ocupações. Seguindo a risca a orientação do governo do estado a gestão do CEDOM, vem atuando de forma dura para amedrontar e ameaçar de diversas formas os alunos que participam da mobilização e os professores da casa que os apoiam. Na tarde da segunda-feira uma reunião foi chamada pela própria diretora para acertar os detalhes da tentativa de "invasão" contra a ocupação.

Hoje a porta da ocupação amanheceu tomada pela forte presença da PM, inclusive diversas viaturas da Força Tática, e alunos e professores incitados pela diretoria de ensino e pela direção da escola, para que protestassem contra a ocupação e garantissem o retorno do ano letivo.

Além de contar com a repressiva presença da PM a direção do CEDOM contou também com o apoio de 2 militantes da juventude do PSDB, que se infiltraram entre os alunos da escola para causar tumulto e tentar criminalizar os alunos que resistem contra o fechamento das escolas.

Sempre orientados por alguns senhores bem vestidos que observavam atentamente, estes jovens tentaram arrebentar o portão da escola, mas foram impedidos pela Apeoesp e os professores que apoiam a ocupação, além da ativa atuação da corrente Professores pela Base.

MESMO COM PRESSÃO ALUNOS RESISTEM E DÃO EXEMPLO!

Ainda que a pressão na porta da ocupação na manhã desta terça-feira tenha sido grande, os alunos mais uma vez mostram uma impressionante força e um grande exemplo de luta.

Mais uma vez o desespero do governo Geraldo Alckmin para conter os secundaristas não foi o suficiente para fazer os alunos do CEDOM recuarem. Mesmo com ameaças da direção e com o estado tentando colocar a opinião publica contra a mobilização, os alunos mantiveram a ocupação e se organizaram para manter as atividades já programadas para hoje.

No começo da tarde os alunos participaram de uma roda de conversa sobre a questão negra e o racismo, abrindo espaço para a discussão de assuntos e temas tão caros a sociedade, que nas escolas de Geraldo Alckmin são desprezados.

O episodio de hoje no CEDOM é mais uma face da "guerra" que Alckmin declarou aos estudantes e lutadores da educação, por medo de que o movimento dos secundaristas ganhe ainda mais força e avance até uma vitória.

Com o número de ocupações crescendo na zona norte é preciso que essas escolas consigam se unir e se organizar a partir de uma coordenação de representantes eleitos e revogáveis, para se ligar as demais regiões ocupadas e criar um plano de luta em conjunto, não deixando assim que as entidades estudantis governistas, como a UMES, UPES e UNE, falem em nome do movimento, e combatendo o terrorismo e o jogo de informações e boatos que o governo vem fazendo para enfraquecer o movimento.

Unificar o movimento e criar espaços democráticos onde os alunos possam votar seus representantes revogáveis e para que decidam os rumos de sua luta, para fazer o governo recuar não só em relação a reorganização das escolas, mas pode também fazer com o que o movimento ganhe ainda mais peso e, em aliança com os pais, estudantes universitários, professores e comunidade, consigam avançar para lutar por um novo projeto para a educação pública, que seja de qualidade e gratuita em todos os níveis.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias