×

Caso de Racismo na equipe brasileira de ginástica | Brasileiro campeão da etapa da Copa do Mundo de Ginástica em São Paulo sofre racismo dos colegas de equipe

domingo 17 de maio de 2015 | 00:30

"É apenas uma piada"
"Você não possui senso de humor?"
"Vocês se fazem de vítima"
"Você deveria parar de reclamar, pois a escravidão já acabou"
"O racismo não existe!"

Todos os negros já ouviram alguma vez na vida alguma dessas frases (inclusive podendo tê-las reproduzido), que se tornam comuns sempre que o tema é o debate entorno do racismo. Apesar de, infelizmente, diferente do machismo e da homofobia, por existir, ainda que ineficaz, a criminalização entorno do racismo temos muito receio em acusar alguém de ser racista ou de estar praticando alguma atitude racista, por essa poder ser configurada como crime. Ao invés disso costumamos deixar passar algumas dessas ofensas e agressões verbais quando nos são dirigidas por pessoas que conhecemos.

O brasileiro Angelo Assumpção, de 18 anos, conquistou a medalha de ouro no salto em etapa da Copa do Mundo de ginástica artística, no começo deste mês, desbancando o favorito Diego Hipólito, que levou o bronze, noticia essa que passou desapercebida pelos grandes veículos de mídia, ignorando o feito do campeão negro, tão raro na modalidade masculina da ginástica.

Mesmo assim, Angelo (que já foi bronze em 2013), segue mantendo seus treinos e é um dos favoritos a vaga para as olimpíadas do ano que vem no Brasil e está com a seleção masculina de Ginástica Artística em Portugal, treinando com a equipe que participará dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho

Essa semana, um vídeo gravado por integrantes da seleção brasileira de Ginástica Artística mostra membros da equipe fazendo brincadeiras de mau gosto com Angelo Assumpção, postado na conta do atleta Arthur Nory Mariano na rede social Snapchat, ele e os colegas fazem comentários a respeito da cor da pele de Angelo, que é negro. Alvo das piadas racistas, Angelo se mostra visivelmente irritado com os colegas, em imagens obtidas pelo O GLOBO.

As frases dirigidas a ele foram:

  •  Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... quando ele estraga é de que cor? (risos) ... O saquinho do supermercado é branco ... e o do lixo? É preto!" - dizem os demais atletas, em coro.

    Angelo mostrou-se imediatamente irritado com as ofensas disfarçadas de piada, e não aceitou a tentativa de fazer as pazes que os colegas insistiram em realizar após ofender Angelo.

    Na manhã desta sexta-feira, Nory escreveu no Twitter que foi expulso do aplicativo Snapchat, sem entrar em detalhes do motivo.

    Procurada pelo O GLOBO, A Confederação Brasileira de Ginástica não se pronunciou, porém deveria utilizar este caso como exemplo, para que casos como esse deixem definitivamente o ambiente esportivo. Casos como este, onde claramente existe a intenção de diminuir o negro, devem ser combatidos cotidianamente, pois existe uma naturalização através da utilização desse humor sádico e racista.

    #TodoapoioaAngelo
    #bastadeofensasracistas




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias