×

RACISMO | Preta Ferreira: 52 dias de prisão, racismo e injustiça

Janice Ferreira Silva, cantora e ativista pelo direito à moradia, está detida há 52 dias, acusada de extorquir moradores de ocupações em São Paulo. Em entrevista à “Marie Claire”, Preta, como é conhecida, garante estar respondendo por um crime que não cometeu.

terça-feira 6 de agosto de 2019 | Edição do dia

Nesta segunda-feira, (19), Preta Ferreira completou seu 52º dia detida, segundo ela, por um crime que não cometeu. “Estou na cadeia injustamente porque mulher preta e pobre neste país ou é alvo de 14 tiros como Marielle Franco ou acaba em um lugar assim. Estou presa pois a Justiça no Brasil é seletiva, racista e tem lado”, afirma em uma conversa com a reportagem de revista Marie Claire em uma sala nas dependências da Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, onde aguarda a resolução de seu processo.

Preta é formada em publicidade, é cantora e agente cultural e também é uma das lideranças do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), e foi intimada em sua própria casa no dia 24 de junho por suspeita de extorsão. O inquérito, que levou à sua prisão temporária, baseia-se em denúncias de treze testemunhas anônimas.

De acordo com os dados do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), 68% das mulheres encarceradas são negras, 57% são solteiras, 50% têm apenas o ensino fundamental e 50% têm entre 18 e 29 anos. A maior parte delas é mãe e cumpre pena em regime fechado, não possui antecedentes criminais, estava envolvida com atividades relacionadas ao tráfico e ao transporte nacional e internacional de drogas e possui dificuldade de acesso a empregos formais.

A Reforma da Previdência do Bolsonaro perpetua a lógica da escravidão que impõe às mulheres negras as piores formas de trabalho, se aprovada definitivamente prejudicará ainda mais as mulheres negras, parcela da população que mais sofre com a falta de proteção do direito do trabalho, a desigualdade salarial e o desemprego.

Sabemos que os impactos da reforma da Previdência para as mulheres negras são ainda maiores e mais brutais, somado à política racista e o pacote anticrime do ministro da justiça Sérgio Moro, são as mulheres negras que estão na linha de frente de todos os ataques de Bolsonaro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias