×

RIO GRANDE DO NORTE | Bolsonaro visita RN para fortalecer campanha genocida em 2022. Fora Bolsonaro, Mourão e militares!

quinta-feira 24 de junho de 2021 | Edição do dia

fotografia de Isac Nóbrega

Hoje, quinta (24), Bolsonaro está seguindo com sua propaganda negacionista e demagógica de extrema-direita pelo Rio Grande do Norte, tendo como companhias seus ministro e secretário potiguares Roberto Marinho e Fábio Faria, para adiantar sua corrida eleitoral em território nordestino. Seu avião pousou no Aeroporto de Mossoró por volta das 9h10.

Bolsonaro já chegou destilando seu negacionismo, e seu completo desprezo pelas mais de 500 mil mortes pela covid, ao desembarcar do avião sem máscara e cumprimentou apoiadores que se aglomeraram em frente ao Aeroporto. Parte deles, como Roberto Marinho e Fábio Faria, também não usava a proteção.

Rogério Marinho é ministro do Desenvolvimento Regional, que constrói a política de extrema-direita de Bolsonaro, fazendo verborragia sobre abastecimento de água nos interiores. Fábio Faria é secretário das Comunicações (Secom), um representante das nefastas oligarquias potiguares, que dá voz e defende a propaganda negacionista do presidente.

No período da tarde, Bolsonaro cumpre agenda em Pau dos Ferros, município em que desde às 10h manifestantes já protestavam na Avenida Getúlio Vargas, rua principal da cidade. Eles seguravam faixas e cartazes com os dizeres ‘Fora Bolsonaro’ e ‘Fora Genocida’.

Na quarta, 24, foi instalado um outdoor de diversos sindicatos com críticas ao presidente às margens da BR-405, mas o material foi retirado no mesmo dia por determinação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no RN, a mando de Bolsonaro, que reprimiu e reprime seus opositores por dizer o óbvio: Bolsonaro Genocida. Como fez com a professora presidente do sindicato de docentes da UFPE meses atrás, pela via da Lei de Segurança Nacional, herança da ditadura. Em nota, o DNIT informou com a desculpa de que “todas as placas de publicidade na faixa de domínio desse segmento da BR-405/RN estão instaladas de maneira irregular e serão removidas, independentemente do teor das mensagens contidas, para atender o disposto no Código de Trânsito Brasileiro”.

Bolsonaro não engana com seu populismo de extrema-direita aos potiguares e nem ao conjunto do povo nordestino, sendo responsável, junto a governadores como João Doria (PSDB-SP), por mais de meio milhão de mortos por covid. Com seus ataques para dar continuidade ao projeto do golpe institucional de 2016, como a Reforma Trabalhista, a MP da Morte, é responsável também pelo índice de trabalho precário informal no RN, que já antes da pandemia era de 48%. Faz demagogia com a transposição do Rio São Francisco, mas agora vemos os impactos que teremos nas nossas contas de luz e possibilidade de apagões, com a privatização da Eletrobrás, que seu governo articulou com o Congresso golpista, e afetará diretamente sua subsidiária em nosso território, a Chesf.

Por isso que também temos que organizar nosso descontentamento que ficou expresso novamente do RN no dia 19 de Junho em cada local de trabalho e estudo. Nosso fôlego na luta contra Bolsonaro também não pode der desviado para a corrida eleitoral de Lula 2022, que faz suas sinalizações de alianças com nossos inimigos, como Sarney e FHC, ou depositar nossa confiança na governadora Fátima Bezerra (PT), que durante toda a pandemia, beneficiou empresários, os dízimos dos pastores.

Fora Bolsonaro, Mourão, seu governo de militares e todo o regime político do golpe que descarregam a crise dos empresários em nossas costas e aprofundam a fome e o desemprego no RN e em todo o nordeste!

Veja também: A força nas ruas não pode ser combustível para campanha eleitoral! Paralisação nacional já

Para enfrentar privatizações e o aumento nas contas de água, luz e gás, participe do Encontro de trabalhadores do Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias