×

No total são 143 pedidos | Bolsonaro tem mais pedidos de impeachment em um ano que Dilma em todo mandato

Somente em 2021 Bolsonaro recebeu 84 pedidos de impeachment contra 68 pedidos em cinco anos de mandato de Dilma. Isso escancara a atuação dos diversos setores do regime para proteger Bolsonaro que atua aprofundando ataques contra os trabalhadores para garantir o lucro dos capitalistas.

quinta-feira 9 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Ao todo Bolsonaro já foi alvo de 143 pedidos de impeachment em seus três anos de mandato, e com exceção de 7 que foram arquivados ou desconsiderados devido a erros identificados no momento do protocolo, todo o restante seguem em análise sem prazo determinado.

Somente em 2021 foram apresentados 84 pedidos de impeachment, sendo a maioria relacionado a gestão criminosa da pandemia por Bolsonaro. Segundo dados da Câmara, 62 pedidos de impeachment tem relação com a atuação na pandemia, sendo 54 protocolados este ano. O último pedido de impeachment de Bolsonaro foi feito por Miguel Reale Junior, o mesmo jurista que assinou o pedido que derrubou Dilma no golpe de 2016.

A rejeição aos pedidos de impeachment ocorre desde o presidente da Câmara Rodrigo Maia que atuou em defesa de Bolsonaro, até o atual presidente Arthur Lira, que desde sempre rechaçou a ideia de abrir um processo contra Bolsonaro.

A postura de Lira em relação aos pedidos de impeachment mostra como o regime atua para defender Bolsonaro, mesmo com centenas de crimes. O fato é que a política levada por Bolsonaro de ataques e reformas são amplamente defendidas e reivindicadas pelos setores desse regime, que em meio a crise, necessitam que medidas sejam aplicadas contra os trabalhadores para garantir os lucros dos capitalistas, enquanto milhões passam fome e vivem na miséria.

Enquanto distintos setores atuam para preservar Bolsonaro no poder, como o Congresso, o STF e os militares, outros buscam um impeachment apenas para colocar Mourão no lugar e limpar a cara desse regime político apodrecido. A saída para os problemas do país não passa por essa institucionalidade e sim pela força organizada da classe trabalhadora de forma independente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias