×

REFORMA DA PREVIDÊNCIA | Bolsonaro não quer pagar a aposentadoria integral até que trabalhemos por 40 anos

Além de aumentar o tempo mínimo de contribuição, atacar os trabalhadores rurais, os aposentados e os professores e livrar os militares, os brasileiros que ganham acima de um salário mínimo precisarão trabalhar por 40 anos para conseguir se aposentar com 100% do salário de contribuição.

quinta-feira 21 de fevereiro de 2019 | Edição do dia

Nessa quarta, dia 20, o Ministério da Economia começou a informar os novos termos da Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro e sua cúpula. Além de aumentar o tempo mínimo de contribuição, atacar os trabalhadores rurais, os aposentados e os professores e livrar os militares, os brasileiros que ganham acima de um salário mínimo precisarão trabalhar por 40 anos para conseguir se aposentar com 100% do salário de contribuição.

A proposta de reforma previdenciária que Bolsonaro entregou ao Congresso nessa semana traz inúmeros atrasos aos trabalhadores e ao povo pobre. Eles propõem mudar o tempo mínimo de contribuição, passando de 15 para 20 anos, mas mesmo completando duas décadas, quem ganha mais de um salário mínimo – que hoje são míseros R$ 998 – só podem receber 60% do benefício, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano só irá atingir o valor integral de seu salário quando completar 40 anos de contribuição.

A regra vale tanto para o INSS quanto para o regime dos servidores públicos, embora o tempo mínimo de contribuição a ser exigido seja diferente. Para o INSS será de 20 anos, já para o funcionalismo serão 25 anos.

Para professores, Bolsonaro propõe a absurda idade mínima de 60 anos, mas com também absurdos 30 anos de contribuição. A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, assim como Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (presidente do Senado), todos mentem descaradamente aos trabalhadores e ao povo pobre para proteger os banqueiros e empresários milionários. Enquanto isso, descarregam a crise nas costas dos trabalhadores para que paguemos com as próprias vidas a reforma da previdência.

Não vamos morrer trabalhando! Ao invés de fazer negociações com os patrões, como se dispõem CUT e CTB (centrais sindicais dirigidas pelo PT e pelo PCdoB), precisamos nos ligar à mobilização efetiva da base. Apenas com um plano de lutas baseado nos métodos históricos da nossa classe será capaz de derrotar esses ataques.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias