×

MARIELLE FRANCO | Bolsonaro junto a Moro querem usar a Polícia Federal para intimidar porteiro e seu depoimento

Após a bombástica revelação da reportagem do Jornal Nacional, que a partir do depoimento do porteiro e de uma planilha de acesso ao condomínio onde residia um dos suspeitos e também Jair Bolsonaro, cresceram os indícios de ligação entre Bolsonaro e os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco. Agora o presidente aponta que utilizará a PF para desarmar essa nova peça chave para o caso: o depoimento do porteiro.

quarta-feira 30 de outubro de 2019 | Edição do dia

No dia de ontem (30), uma reportagem do Jornal Nacional, intensificou os indícios de ligação entre o clã Bolsonaro e a execução da vereadora Marielle Franco. A partir do depoimento de um porteiro do condomínio onde reside um dos suspeitos, Ronnie Lessa, junto a planilha de controle de acesso do local, a reportagem revelou que outro suspeito, Élcio Queiroz, visitou a casa de Ronnie no dia do crime.

Entretanto, o fato mais chocante revelado pelo depoimento do porteiro, que disse que Élcio pediu autorização para ir ao imóvel 58, de propriedade de Jair Bolsonaro. Além disso, segundo o porteiro, ao interfonar para solicitar a permissão uma voz que ele identificou como de Bolsonaro deu a autorização.

A própria reportagem ponderou que, no dia em questão, Bolsonaro participou de votações na Câmara dos Deputados às 14h e 20h30, em Brasília, segundo os registros oficiais.

De forma imediata, Bolsonaro transmitiu uma live pelas redes sociais, em que apareceu visivelmente descontrolado e irado acusando a reportagem de calúnias e alegndo que a emissora age em permanente campanha de perseguição contra ele. Bolsonaro também levantou suspeitas sob a investigação, a acusando de manipular o depoimento do porteiro.

No dia de hoje, Bolsonaro já se pronunciou afirmando que está em contato com o ministro da Justiça Sergio Moro para que tome as devidas providências para que a Polícia Federal convoque o porteiro para novo depoimento.

"O porteiro ou se equivocou ou não leu o que assinou. Pode o delegado [da Polícia Civil] ter escrito o que bem entendeu e o porteiro, uma pessoa humilde, né, acabou assinando embaixo. Isso pode ter acontecido. Estou conversando com o ministro da Justiça, o que pode ser feito para a gente tomar, para a polícia pegar o depoimento novamente. O depoimento agora desse porteiro pela PF", declarou.

Pelas revelações o depoimento do porteiro tornou-se peça chave na investigação da morte de Marielle, há mais de um ano sem resolução. O objetivo de Bolsonaro ao acionar a PF por meio de Moro é evidente: desarmar a principal prova que estabelece uma ligação direta entre Bolsonaro e os suspeitos da execução.

Há de se lembrar que não é a primeira vez que Bolsonaro busca intervir nas investigações. O presidente comprou uma briga com o MPF-RJ que terminou com o afastamento do superintendente do MP local, justamente em razão do prosseguimento das investigações em relação ao caso Queiroz e as ligações do clã com as milícias.

As investigações do caso caminham a passos de tartaruga, controladas por diversas interferências e interesses sob o caso. O caminho para obrigar a que o Estado realmente investigue e puna os culpados é a mobilização. No entanto, ao mesmo tempo que devemos seguir exigindo que o Estado investigue e puna os executores e mandantes do crime, não podemos deixar que somente este Estado, que tem seus vínculos com o assassinato, controle os rumos das investigações. É urgente uma mobilização para impor que o Estado garanta recursos e todas as condições para a realização de uma investigação independente, disponibilizando materiais, arquivos para organismos de direitos humanos, peritos especialistas comprometidos com a causa, e que parlamentares do PSOL, familiares, representantes de organismos de direitos humanos, de sindicatos, de movimentos de favelas, etc, que sejam parte da investigação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias