×

ELEIÇÕES 2018 | Ultraneoliberal Bolsonaro: "No primeiro ano, vamos privatizar 50 estatais"

No primeiro pronunciamento após o resultado das eleições no primeiro turno, o ultra direitista Jair Bolsonaro, acompanhado de seu guru neoliberal Paulo Guedes, faz acenos claríssimos aos interesses do mercado e do capital imperialista sobre a privatização das estatais brasileiras. Declarando que “de aproximadamente 150 estatais no primeiro ano, no mínimo, 50 nós privatizamos ou simplesmente extinguimos."

segunda-feira 8 de outubro de 2018 | Edição do dia

Uma sinalização clara ao mercado, que nos últimos dias exigia garantias de que o programa neoliberal defendido por Paulo Guedes seria levado adiante pelo candidato do PSL. Bolsonaro também deu um aceno claro ao presidente dos EUA, Donald Trump, que essa semana ameaçou o Brasil criticando a suposta dureza brasileira nas relações comerciais com os EUA. Sem citar o presidente americano, Bolsonaro declarou que “vamos nos aproximar das grandes nações, vamos fazer uma política externa sem o viés ideológico”. O que implicitamente significa subordinar ainda mais a política externa brasileira aos interesses imperialistas.

O discurso foi repleto de muita demagogia tentando diminuir o peso de todas as suas declarações racistas, machistas e lgbtfóbicas. Frente a polarização que toma conta do país, tentou sua base de ultra direita, colocando o PT e a esquerda como os grandes vilões responsáveis pela crise capitalista e se alçando como a saída que vai salvar o país. Destacou também sua aproximação com a maioria dos deputados em Brasília, e os mais de 300 apoios da bancada parlamentar, que lhe permitiria ter a segurança para governar e aplicar os ataques.

Enquanto a cada dia fica mais claro como a seletividade da operação Lava Jato, ao contrário de combater a corrupção inerente ao sistema capitalista, veio para escolher o candidato que vai implementar as reformas e o programa de ajustes do sistema capitalista, manipulando abertamente as informações a serviço de dar continuidade do golpismo, Bolsonaro declarou abertamente seu apoio a essa operação, “o nosso juiz Sérgio Moro não vai ser jogado na lata do lixo”.

A estratégia petista de canalizar a força da classe trabalhadora e da juventude para uma via eleitoral já mostrou sua impotência para enfrentar com essa extrema direita que a cada dia se fortalece com um discurso e práticas radicais contra a esquerda e os setores progressistas. A ideia de renovar um pacto com os mesmos golpistas, como o PT voltou a sinalizar logo após o resultado do primeiro turno, sendo que foram esses mesmos golpistas que abriram o espaço para que Bolsonaro e a extrema direita se fortalecesse não pode ser nossa alternativa frente a essas eleições manipuladas.

Para combater essa extrema direita que odeia os trabalhadores, as mulheres, os LGBTs, os negros e indígenas, é preciso nos organizar desde cada local de trabalho e estudo, construindo uma grande força anticapitalista, capaz de fazer pela via da luta de classes com que sejam os capitalistas aqueles que paguem por essa crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias