×

RACISMO | Bolsonaristas fazem ataque racista em palestra virtual sobre história da África da UFMT

Ontem (11) um grupo de perfis bolsonaristas e racistas entraram na plataforma em que ocorria o I Ciclo de Palestras Online do Vivarium/UFMT. Quando começava a terceira palestra sobre história da África medieval com o Prof. Dr. Otávio Luiz Vieira (UFPR) começaram a escrever no chat e gritar “mito”, “Bolsonaro mito” e “fora petistas”.

sexta-feira 12 de junho de 2020 | Edição do dia

A palestra contava com a presença do africanista José Rivair Macedo (UFRGS). Um dos perfis projetou na área para slides um site com conteúdo pornográfico. A palestra na sala virtual pública foi imediatamente interrompida e retomada em um ambiente privado.

Ataques à palestras sobre racismo e africanismo ocorreram recentemente em outras palestras virtuais como recentemente com a Profa Dra. Lucilene Reginaldo (UNICAMP). O Esquerda Diário bem como o Quilombo Vermelho prestam solidariedade aos professores e estudantes envolvidos em importantes pesquisas sobre racismo e africanismo e repudiamos veementemente esses ataques racistas feitos por apoiadores de Bolsonaro.

Em um momento em que o povo negro se levanta nos EUA e atos antifascistas e antirracistas tiram os bolsonaristas das ruas no Brasil é indispensável o debate histórico e estratégico dos negros e negras sobre como combater o racismo estatal intrinsecamente ligado ao regime capitalista. #VidasNegrasImportam!

Pode te interessar:

Declaração Basta de morrer pelas balas da policia pela COVID e pelos lucros capitalistas

Como podemos voltar a respirar? Confira novo programa do Quilombo Vermelho.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias