×

Fake news da fake news | Bolsonado divulga fake news e depois culpa imprensa pela fake news que ele mesmo divulgou

O presidente Bolsonaro afirmou que a fake news, sobre As vacinas contra covid aumenta as chances de ter AIDS, que ele espalhou em sua última live, foi divulgada pela revista Exame. Mas como pode ser visto em sua live, a matéria que ele utiliza para ler, pertence a um site conspiracionista britânico.

segunda-feira 25 de outubro de 2021 | Edição do dia

Neste último domingo (24), o Facebook e o Instagram derrubaram o vídeo da live semanal que o presidente Jair Bolsonaro transmitiu na última quinta (21). O motivo foi por ele ter espalhado, entre tantas fake news, que quem foi imunizado com a vacina contra covid-19, pode desenvolver AIDS.

Leia aqui: Imunizados desenvolvem Aids": Facebook remove live com fake news de Bolsonaro

Logo em seguida, o presidente culpou a imprensa que foi ela que transmitiu essa fake news. Em entrevista na rádio Caçula Fm, ele afirmou que apenas reproduziu uma matéria da revista Exame e que está sendo vítima de fake news.

No entanto, parece que o inteligentíssimo presidente não percebe que em sua própria live, onde lê a matéria que faz associação da vacina com a AIDS, dá para ver que o jornal em que ele está lendo a notícia se trata de um site conspiracionista britânico Before It News.

A reportagem da Exame a que Bolsonaro se refere que estava espalhando fake news, foi publicada em 2020 com o título “Algumas vacinas contra a Covid-19 podem aumentar o risco de HIV?”. Uma matéria que mostra pesquisadores que estavam preocupados que algumas vacinas que usam um adenovírus específico no combate ao vírus SARS-CoV-2 podem aumentar o risco de que pacientes sejam infectados com HIV. No entanto, não foi comprovado que a vacina reduz a imunidade a ponto de facilitar a infecção pelo vírus da AIDS.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias