×

Crise hídrica | Belo monte funciona com meia turbina e apenas 2,67% da potência; ameaça de apagão vem aí

A crise hídrica está chegando a níveis desastrosos. A quarta maior hidrelétrica do mundo opera, neste momento, apenas com meia turbina desde o início de agosto. Isso significa produzir apenas 2,67% da potência total. Aumento na conta de luz é uma realidade e ameaças de apagões se tornam ainda maiores.

terça-feira 21 de setembro de 2021 | Edição do dia

A usina de Belo Monte tem capacidade para gerar 11.233 megawatts (MW) e, desde agosto, opera com apenas meia turbina. Isso significa produzir cerca de 300 MW por dia - ou 2,67% da potência total.

Já são 18 turbinas paralisadas e as previsões são de essa situação se manter até o fim de novembro ou metade de dezembro, quando o rio Xingu voltar a subir.

A política do governo Bolsonaro e do Congresso Nacional tem sido a de privatizar a Eletrobras, aumentando as possibilidades de apagão e também as de crescer as tarifas de luz. Estamos nesse momento com a bandeira de escassez hídrica, o que está levando a acidentes ou mesmo demissões com alto custo da conta de luz.

Todos estão sendo afetados pela situação, mas quem mais sofre são os pobres e os trabalhadores cuja conta de luz pesa mais no bolso.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias