×

MORTE DO MINISTRO | Avião que matou Teori Zavaski não tinha caixa-preta, de acordo com a FAB

O avião que caiu em Paraty matando o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski, mais quatro passageiros não tinha caixa preta e não era obrigado a ter esse tipo de equipamento, segundo declaração da Força Aérea Brasileira.

sexta-feira 20 de janeiro de 2017 | Edição do dia

A aeronave de modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft, fabricada em 2006, um turbo-hélice bimotor com capacidade para oito pessoas é considerada moderna e segura por pilotos experientes, como era o caso de Osmar Rodrigues, que pilotava o avião e também morreu na queda.

Com prefixo PR-SOM, o avião estava com a documentação em dia, e sua manutenção com validade até abril desse ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave era da empresa Emiliano Empreendimento e Participações Hoteleiras Sociedade Ltda, comandada pelo empresário Carlos Alberto Fernandes Figueiras, amigo de Teori, também morreu na queda.

Mesmo sendo considerado um modelo seguro de acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, causando 11 mortes.

Suspeitas e investigação

O jornalista Claudio Julio Tognolli, disse em seu canal no youtube que umas das linhas de investigação sobre o acidente gira em torno de uma base de dados onde se pode pesquisar sobre qualquer aeronave do mundo, e, no caso do modelo que matou o ministro, houveram 1.885 consultas no dia 3 de janeiro deste ano, destoando da média.

Documento sobre as consultas relacionadas à aeronave.


Temas

STF    Sociedade



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias