×

Violência policial | Ato por justiça a Gustavo, jovem negro assassinado pela polícia, ocorre nesta quinta no DF

Família de Gustavo, jovem negro assassinado pela polícia racista no Distrito Federal, e diversas organizações do movimento negro e da esquerda realizarão um ato na quinta-feira (10) exigindo justiça.

quarta-feira 9 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Gustavo Henrique Soares Gomes, jovem negro de 17 anos, foi assassinado por um policial militar na sexta-feira dia 28, na Samambaia Norte-DF. O jovem que era estudante e trabalhador foi mais uma vítima da polícia racista.

Gustavo estava na garupa de uma moto, quando recebeu um tiro no peito. A versão dos racistas da PMDF disse que duas motos furaram um bloqueio policial montado na quadra 609 de Samambaia e que supostamente o garoto portava uma arma. Mas esse argumento é desmentido tanto pelas filmagens, por testemunhas do local, como por sua irmã, auxiliar administrativo Yandra Rafaella dos Santos Marques:

“A gente sabe que nada disso [da versão policial] é verdade. A gente sabe que eles veem dois jovens numa moto e já acham que são bandidos. Foi o preconceito que disparou a arma. Se tivessem dois jovens ricos, não tinham disparado”

A polícia na tentativa de colocar mais um jovem negro como bandido, inventou essa história. A verdade é que ele é mais uma vítima da polícia que assassina a juventude negra nas periferias do DF e entorno. Casos como esse acontecem diariamente no Brasil, não são isolados e sim fruto da lógica racista da polícia que serve somente para proteger a propriedade privada capitalista.

A morte de Moïse, Gustavo, João Paulo, Ágatha e tantos outros é também responsabilidade do Estado; a polícia assassina aterroriza a população negra e periférica com aval da impunidade da justiça, e está à serviço da política higienista do governador multimilionário Ibaneis Rocha, e do governo Bolsonaro e Mourão, racistas confessos.

Pode interessar: Dados escancaram como a esmagadora maioria dos assassinados pela polícia racista são negros

A família, amigos e a comunidade chamaram um ato para quinta-feira (10), às 16 horas, em Samambaia Norte, no Distrito Federal. A concentração será na Feira Permanente e seguirá em passeata até 26ª delegacia. Nós do Esquerda Diário e a Juventude Faísca Anticapitalista e Revolucionária estaremos presente e chamamos toda a esquerda e entidades estudantis a compor esse ato.

Exigimos justiça por Gustavo e todas as vítimas da violência policial!

Vida negras importam!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias