×

RIO DE JANEIRO | Ato contra o golpe reúne 5mil no Rio de Janeiro

sexta-feira 13 de maio de 2016 | Edição do dia

Aconteceu esta noite na Cinelândia no centro do Rio de Janeiro um ato contra o golpe. Com importante presença de cinco mil pessoas, segundo os organizadores da Frente Povo Sem Medo. A manifestação também contou com a presença de parlamentares do PSOL e pequena presença de centrais sindicais que constroem a Frente Brasil Popular como a CUT e CTB.

A manifestação foi composta em sua maioria por jovens e expressou um grande repúdio ao golpe, com gritos contra o reacionarismo do governo Temer, do congresso. Muitos cantos também expressavam a vontade de lutar contra os cortes de direitos dos trabalhadores, das mulheres e setores LGBT.

O ato, graças a sua direção, foi um ato parado, que intercalava falas com músicas, no formato showmício. A maioria das falas destacaram como era inaceitável o governo golpista e que haveria luta. O Deputado Federal Jean Wyllys do PSOL destacou que frente ao golpe de Temer era necessário opor uma “desobediência civil”. Também fizeram falas Marcelo Freixo, lideranças do PT, PCdoB, da CUT, entre outros setores.

A Juventude Faísca – Anticapitalista e Revolucionária, que contava nesta manifestação com mais de 40 estudantes da UERJ em greve, da UFRJ e estudantes do ensino médio que ocupam escolas, propuseram dar um sentido mais combativo no ato. Não ficar parados na praça e expressando a vontade de muitos jovens presentes saíram para fechar uma importante rua próxima ao showmício.

Mais de 200 jovens promoveram esta ação e muitos presentes no showmício comentavam como é necessário medidas mais enérgicas frente aos golpistas e os ajustes. Ter ações mais combativas contra o golpe e os ajustes segue o exemplo das ocupações e atos de rua que protagonizam os jovens que ocupam escolas em São Paulo, duramente reprimidos hoje, em uma onda de ocupações que alcança escolas mais de 70 escolas em nosso estado, diversas escolas no Ceará e agora também no Rio Grande do Sul. Esta onda também passa por greves e ocupações nas universidades estaduais paulistas.

Esta manifestação apesar das direções que limitam esta disposição de luta a showmícios mostra que tem disposição de seguir o exemplo dos jovens que ocupam escolas e se enfrentar com os golpistas e os ajustes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias