×

Argentina: Del Caño (PTS-FIT) foi quem mais mobilizou no Twitter sobre o ataque às aposentadorias

Dado foi obtido por uma análise da empresa Chequeado, sobre o que foi discutido na rede social desde o anúncio das sessões extraordinárias, na quinta-feira 12, até a última sexta-feira ao meio-dia.

domingo 22 de dezembro de 2019 | Edição do dia

A "Lei de Solidariedade Social e Reativação Produtiva", aprovada pelo novo governo no Congresso, deu início ao debate. A situação dos aposentados e aposentadas estava no centro da discussão, graças principalmente ao papel da esquerda, a única força que denunciou consistentemente a continuidade do ajuste nas costas daqueles que têm menos.

Papel importante cumpriu Nicolás del Caño (deputado do PTS, partido irmão do MRT na Argentina, pela Frente de Esquerda-FIT) como porta-voz da única expressão política da oposição localizada ao lado dos aposentados e aposentadas. De acordo com uma análise do site Chequeado, a conta do deputado da FIT foi a que mais mobilizou a no Twitter.

(Tradução: Deputados e deputadas que ganham 180 mil pesos vão votar uma lei para ajustar todos os aposentados que mal ganham 19 mil pesos. São "solidários" com o dinheiro daqueles que trabalharam a vida toda!! Que todo deputado ganhe igual a um professor! Basta de privilégios!)

A análise abrangeu o que foi discutido sobre o assunto a partir de quinta-feira, 12 de dezembro, às 8 horas, quando a chamada para sessões extraordinárias foi publicada no Diário da República, até sexta-feira, 20 de dezembro às 12 horas, dia que Senado debateu a lei. "Havia 938.500 tweets compartilhados sobre essas questões, com pico em 18 de dezembro às 10 horas, quando o debate começou no plenário de comissões", diz o relatório.

“A mensagem mais compartilhada foi do deputado Nicolás del Caño, ex-candidato a presidente da FIT-Unidade. Ele criticou a lei especialmente pela modificação das aposentadorias: "deputados e deputadas que ganham 180 mil pesos vão votar uma lei para ajustar todos os aposentados que mal ganham 19 mil pesos". Ele também foi irônico com o nome da lei e disse: ’Eles são ’solidários’ com o dinheiro daqueles que trabalharam a vida toda!!’. Ele obteve 23 mil retwits e 88.900 mil curtidas”, detalha.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias