×

Meio Ambiente | Aquecimento global pode alcançar aumento de 1,5 graus Celsius na próxima década, aponta estudo

Dados lançados nesta segunda-feira indicam aumento da temperatura que intensificará eventos extremos como ondas de calor, inundações e secas.

segunda-feira 9 de agosto de 2021 | Edição do dia

Foto: Andres Forza/REUTERS

O relatório lançado nesta segunda-feira, 9, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê o aumento da temperatura global, que poderia chegar ao patamar de 1,5 graus Celsius já na próxima década.

Os eventos extremos que ocorreram em muitos países no último período, como as ondas de calor presentes nos EUA e Canadá, enchentes na Europa e China, derretimento de gelo marinho na Groenlândia, também irão se tornar cada vez mais comuns e intensos segundo o estudo.

O documento foi divulgado após reuniões virtuais que ocorreram nas últimas semanas com representantes de governos de 195 países que debateram estudos sobre as bases científicas de mudanças do clima feitos por especialistas e acadêmicos de um dos três grupos de trabalho do IPCC. No próximo ano serão debatidos os estudos de outras duas equipes.

Os estudos recentes formam o sexto relatório de avaliação do IPCC, que atualiza os números da edição anterior, de 2013. O levantamento trouxe análises sobre como os extremos climáticos devem atingir cada região, algo inédito até hoje. Outras inovações são as descrições com mais detalhes sobre o possível futuro do planeta, a depender de fatores como a exploração de recursos naturais e as iniciativas tomadas por cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os dados levantados também permitiram antecipar a previsão de quando o mundo chegará à marca de aumento de 1,5 grau Celsius, comparada à temperatura vista antes da Revolução Industrial.

Leia mais: Ondas de calor, variantes da COVID: o capitalismo destrói o planeta, destruamos o capitalismo!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias