Sociedade

AQUECIMENTO GLOBAL

Aquecimento global: nível do mar pode subir 1 metro em 80 anos devido à ganância capitalista

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (25), pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ligada a ONU, até o ano 2100, o aumento do nível do mar pode alcançar até um metro de altura; devido a devastação causada pela sede insaciável dos capitalistas pelo lucro.

quarta-feira 25 de setembro| Edição do dia

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (25), pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ligada a ONU, foram divulgados análises a respeito de descobertas científicas recentes sobre a mudança climática, o oceano e a criosfera (água em estado sólido).

O relatório, estruturado por vários estudos científicos realizados até meio de 2019, comprovam que os níveis do mar estão subindo, e junto a isso outros descontroles fruto da desenfreada destruição capitalista também continuam a ser cada vez mais evidentes. Com base nisso, em matéria realizada pelo G1, foram divulgados alguns dos principais fatores assinalados neste relatório:

· Até o ano 2100, se nada for feito, o aumento do nível do mar pode alcançar até um metro de altura;

· Com o aquecimento da água, oceanos se tornarão mais ácidos, alterando a vida marinha; ainda que se limite o aquecimento a 1,5°C, os recifes de coral já estão quase todos condenados.

· O degelo do permafrost vai liberar mais de 1,5 mil gigatoneladas de gases de efeito estufa – isso é quase o dobro do carbono que atualmente está na atmosfera.

· Até o final deste século, a frequência de ondas de calor marinhas pode aumentar em 50 vezes, chegando a uma variação de 3℃ ou 4℃.

Na semana passada podemos ver e participar da chamada “Greve Geral pelo Clima”, que uniu milhões de jovens com trabalhadores e movimentos sociais, e demonstrou nas ruas a insatisfação da juventude e da classe trabalhadora com a sede desenfreada irracional do capitalismo, seja com os incêndios nas matas, nas nossas relações cotidianas consequentes da degradação arquitetada pelos latifundiários, agronegócio em busca do lucro dos capitalistas que impactam no ecossistema de maneira destruidora e consequentemente, impacta em nossas presentes e futuras condições de vida, porém não são condições eternas e quando, a juventude (como demonstrou nas ruas) se levanta junto com a classe trabalhadora, tem tamanha força, pra se colocar contrária aos incêndios dos capitalistas, e assim “incendiar” radicalmente esse projeto de vida que o capitalismo nos reserva.




Tópicos relacionados

ONU   /    Capitalismo   /    Sociedade   /    Meio Ambiente

Comentários

Comentar