Internacional

CHILE

Antofagasta-Chile: Com novo comitê “Área Clínica” e expandido-se para novos setores, mobilização culminou em uma nova assembléia geral do Comitê de Emergência e Abrigo

Diversos setores de trabalhadores, profissionais e colonos se conheceram na Faculdade dos Professores com o intuito de deliberar os próximos passos na mobilização que tem milhões de chilenos nas ruas contra o governo de Piñera e contra os principais pilares da constituição pinochetista.

quinta-feira 7 de novembro| Edição do dia

Em uma nova assembléia geral do Comitê de Emergência e Abrigo de Antofagasta se deliberou diversas ações para buscar fortalecer o movimento. Entre elas está a decisão de expandir o comitê territorialmente e buscar a unificação coletiva das populações em luta com a perspectiva de derrotar Pinẽra e acabar com o estado de emergência que a cidade tem vivido.

Sem dúvida, uma das deliberações mais importantes foi a de expandir a luta até setores como Cachimba del Agua ou no sul da cidade com os colonos de Playa Blanca, com quem o comitê hoje já tem uma relação de trabalho e de acordos gerais.

A assembleia, que é parte de uma série de reuniões por setores no interior do comitê, também contou com a presença de uma delegação de estudantes universitários da INACAP com os quais o comitê começará a
trabalhar conjuntamente.

Lembremos que esse setor de estudantes de universidades privadas foram duramente reprimidos na manhã da última segunda feira na zona norte de Antofagasta.

Essa tem sido a tônica na capital mineira do país. Forte repressão e dispersão das manifestações, nas quais o comitê também foi vítima ante a irrupção das forças especiais na frente da Faculdade de Professores, onde a polícia entrou no recinto e levou dois manifestantes que estavam lá dentro.

É por isso que convocaram um encontro amplo dos setores em luta, com os quais buscam confluir e decidir como continuar a organização das mobilizações e manifestações nesse próximo sábado, 9 de novembro, na rua Bolívar 644.

Entre outras votações importantes cabe destacar a transformação da ocupação da área clínica da Universidade de Antofagasta no novo “Comitê de Emergência e Abrigo Área Clínica”, onde já se vem conformando as comissões de trabalho vizinhas do povoado Miramar, estudantes secundários, trabalhadores do comércio varejista, estudantes de diversos cursos da Universidade de Antofagasta, assim como
estudantes mobilizados da AIEP, UCN, U. Santo Tomás e tambeḿ estudantes da Inacap, que participaram para conformar oficialmente esse espaço.

Nota de imprensa realizada pela Antofagasta Televisión:




Tópicos relacionados

Retorno da luta de classes   /    Chile   /    Internacional

Comentários

Comentar