Cultura

ROCK IN RIO

Anthrax fecha seu show com denúncia do genocídio indígena no Rock in Rio

sexta-feira 4 de outubro| Edição do dia

A banda novaiorquina tocou pela primeira vez no Rock in Rio, e fechou com estilo, tocando um dos seus maiores hits que denuncia o genocídio indígena nos Estados Unidos. Fazendo referência à situação do povo nativo norte-americano, a realidade denunciada na música se aplica à todo povo indígena das Américas.

"Indians" é o nome do single lançado pela banda americana em 1987, que continha a música de mesmo nome, uma das mais famosas da banda de thrash metal americana. Na capa, uma moeda com o rosto de um nativo norte-americano. Na letra da música, Anthrax denúncia o genocídio cometido indígena durante a colonização, e a política de extermínio à esta população que segue até hoje viva na essência dos EUA.

"On reservations / a hopelles situation
respect is something you earn
Our indians brothers getting burned
Original americans / turned into second class citizens"

A remoção indígena foi a migração forçada pelos EUA que ocorreu no século 19, quando a os os americanos nativos tiveram que deixar suas terras ancestrais no leste do país para ir à terras do oeste, para um território que era um local designado por lei como Território Indígena.

Nos EUA, as reservas indígenas foram criadas em territórios nos quais não havia nenhum interesse econômico. Populações inteiras foram expulsas de seus locais de origem para ocupar estas reservas, administradas pelo estado. Como campos de concentração, as reservas foram grandes prisões à céu aberto, aonde o estado americano "permitia" a existência marginalizada dos índios sobreviventes aos massacres do período da colonização.

Os povos nativos de todas as Américas; do Norte, Sul e da América Central; foram vítimas do que alguns historiadores categorizam como o maior genocídio da história, estimando cerca de 70 milhões de mortes. No Brasil, foram vítimas de um verdadeiro massacre, milhões foram dizimados pelas doenças introduzidas nas aldeias propositadamente pelos colonizadores, e na América espanhola, civilizações inteiras foram destruídas pelos canhões dos exércitos invasores.

Hoje, o povo indígena enfrenta ameaças do latifúndio, que foi mantido como aliado pelos governos do PT e que hoje é o maior aliado de Bolsonaro e dos golpistas, patrocinando queimadas e grilagem de terras. As reservas brasileiras, diferente daquelas criadas nos EUA, detém minérios e grande riqueza vegetal, além de serem terras invejadas pelo agronegócio em sua por lucro.

"Love the land and fellow man
Peace is what we strive to have
Some folks have none of this
Hatred and Prejudice

WARDANCE!!!

TERRITORY, It’s just the body of the nation
The people that inhabit it make its configuration
PREJUDICE, Something we all can do without
Cause a flag of many colors is what this land is
all about!

Depois do forte refrão "cry for indians", a música deixa o recado: a dança da guerra é a resposta daqueles que tiveram seu território roubado, e o preconceito é aquilo que podemos viver sem. "Uma bandeira de todas as cores é o que representa esta nação."

ASSISTA AQUI ESTA PERFORMANCE AO VIVO




Tópicos relacionados

Jair Bolsonaro   /    Rock   /    Povos indígenas   /    Cultura

Comentários

Comentar