×

SÍRIA JORDÂNIA | Al Qaeda e Estado Islâmico disputam controle do Sul da Síria

quinta-feira 2 de abril de 2015 | 00:01

A presença das tropas de Assad esta debilitada ao sul da Síria, onde postos estratégicos estão em disputa entre as demais frações.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta quarta-feira o controle de vastas áreas do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, situado dentro de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Em Al Yarmouk permanecem apenas 18 mil palestinos dos cerca de 160 mil que residiam no local antes de março de 2011, quando começou o conflito na Síria.

Os insurgentes assumiram o controle do local em dezembro de 2012 e, desde então, suas ruas foram cenário de enfrentamentos entre grupos opositores e forças governamentais, apoiadas pela Frente Popular de Libertação da Palestina-Comando Geral (FPLP-CG).

Os grupos rebeldes presentes até agora em AL Yarmouk eram o Exército do Islã e A Frente al Nusra, braço da síria da Al Qaeda.

A organização jihadista tomou zonas e ruas do sudoeste e sudeste de Al Yarmouk, até a rua Safad, na parte central do campo de refugiados.

Já a Frente al Nusra, grupo sírio vinculado à Al Qaeda, e outras facções rebeldes conseguiram tomar o controle nesta mesma quarta-feira da passagem de Nasib, na fronteira com a Jordânia, que estava nas mãos de forças do regime de Bashar al Assad, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a ONG, a Frente al Nusra se uniu hoje aos insurgentes de várias facções de tendência islâmica, que iniciaram ontem o ataque contra a passagem, partindo de diferentes pontos.

Com essa derrota, o regime perde a última passagem fronteiriça oficial com a Jordânia e já não resta nenhuma presença das autoridades sírias no triângulo formado por Nasib, situada na província síria de Deraa, com a fronteira com as colinas de Golã, ocupadas por Israel, e o limite com o território jordaniano.

Restam apenas quatro posições militares do regime sírio desde o leste do posto fronteiriço até a província de Sueida.

Antes que os insurgentes conseguissem dominar a passagem na parte síria, a Jordânia decidiu fechar "temporariamente" o seu lado.

O ministro do Interior da Jordânia, Hussein Mayali, explicou que "o fechamento da fronteira é uma medida de precaução para proteger as vidas dos transeuntes, devido aos atos de violência que vêm acontecendo do outro lado da fronteira, na cidade de Nasib", segundo a agência de notícias oficial, "Sana".

Em Damasco, uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria, citada pela imprensa estatal, afirmou que seu país responsabilizará a Jordânia pela obstrução à circulação de caminhões e pessoas, e de qualquer consequência econômica e social.

Esta passagem é uma das principais entre os dois países e por onde passa a estrada internacional que liga Damasco a Amã.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias