×

EM SÃO BERNARDO | Aguardando discurso de Lula, começa concentração no Sindicato dos Metalúrgicos

sábado 9 de novembro de 2019 | Edição do dia

Milhares de pessoas aguardam o discurso do ex-presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. Estão chegando caravanas do interior de São Paulo nesse momento, e de alguns outros estados do país. O discurso de Lula estava marcado para às 13h, mas ao que tudo indica ocorrerá cerca de 14h ou 15h. Lula já chegou no sindicato e aguarda mais caravanas chegarem. Acompanhe a cobertura pelo Esquerda Diário.

Por enquanto se concentram principalmente setores ligados ao PT, figuras públicas do partido, movimentos sociais como o MST e figuras ligadas ao PSOL e outras organizações. Diferentemente do dia da prisão de Lula, não há por enquanto nenhuma coluna de operários organizada na concentração.

Ontem, em frente à polícia federal, logo após a soltura, Lula chegou a fazer um discurso breve com críticas a Lava-Jato, a Bolsonaro e amor conciliatório para outros setores. Como nós do Esquerda Diário viemos denunciando há tempos, a prisão de Lula foi orquestrada arbitrariamente por setores do judiciário golpista, incluindo a Lava-Jato e o próprio STF, como forma de manipular as eleições de 2018 e impedir a sua candidatura – o mesmo golpismo que busca facilitar os ataques aos trabalhadores e ao povo pobre do país. Rechaçamos a prisão de Lula sem oferecer nenhum apoio político ao PT.

Veja também: Lula é solto! É preciso avançar contra todo autoritarismo e golpismo!

A decisão do STF configurou uma enorme derrota para a Lava-Jato, na medida em que Lula retorna ao cenário político, mas de forma alguma visou reverter os ataques recentes que o golpismo como um todo vem fazendo no país. Trata-se do mesmo STF que fez parte da manipulação das eleições que elegeram Bolsonaro.

Faremos a cobertura do dia com análises sobre o discurso de Lula e a situação política no país que ganha novos contornos nesse momento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias