×

Corrupção | Aécio tenta salvar Anastasia da Lava Jato

Nessa quarta-feira o senador Aécio Neves, junto ao senador Anastasia (PSDB/MG) tiveram reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. O que vem trazendo mal estar aos tucanos é a possibilidade de investigação de Anastasia na Operação Lava Jato.

Flavia ValleProfessora, Minas Gerais

quinta-feira 10 de setembro de 2015 | 00:44

Nessa quarta-feira o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, junto ao senador Anastasia (PSDB/MG) tiveram reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Segundo o ministro foi um “atendimento de demanda parlamentar”. Porém, o que vem trazendo mal estar aos tucanos é a possibilidade de investigação de Anastasia na Operação Lava Jato.

Há duas semanas a Procuradoria Geral da Republica havia pedido o arquivamento do inquérito de investigação que envolve o senador mineiro. A PGR entendeu que não havia "elementos mínimos" para prosseguir a apuração.

Porém, no dia 01 de setembro, a Polícia Federal pediu ao STF continuidade das investigações. A suspeita é de que Anastasia teria recebido a quantia de R$ 1 milhão de emissário do doleiro Alberto Youssef.

Anastasia chegou a dizer que haveria uma “armação para prejudicá-lo”. Então quatro dias depois dessa afirmação estava acontecendo a reunião conjunto a seu padrinho Aécio Neves e Cardoso. Segundo o ministro: "Foi um diálogo, marcado rapidamente durante à tarde, foi atendimento de uma demanda parlamentar específica, como habitualmente eu faço com todos parlamentares que solicitam", disse Cardozo. Ele não respondeu, porém, se a Operação Lava Jato fez parte da conversa.

Cardozo também comentou sobre sua afirmação de que tinha "absoluta certeza que não serão denunciados" pela Lava Jato, referindo-se aos ministros Aloízio Mercadante, da Casa Civil e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. E seguiu: "A absoluta certeza dá-se pelo conhecimento de anos que tenho dos ministros. É um convencimento pessoal, mas, claro, a Justiça é soberana, a Justiça decidirá".

O PSDB que já foi denunciado no “Mensalão Mineiro” e no cartel no metrô paulista, tenta pela figura de Aécio Neves salvar mais um dos seus. O que preocupa o PSDB é que o envolvimento de Anastasia deixa numa situação crítica o próprio Aécio Neves, padrinho político do senador.

Essas denúncias mostram como os diversos partidos da ordem estão envolvidos nos casos e denúncias de corrupção. Reafirma-se então mais uma vez o papel do estado na administração, proteção e favorecimento dos negócios capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias