×

CAMPINAS E REGIÃO | Advogado Popular é ferido e detido por participar de manifestação na RMC

O Advogado que acompanhava moradores de um bairro em manifestação em Americana, interior de São Paulo, foi agredido violentamente pela polícia e encaminhado para a delegacia.

segunda-feira 13 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

O advogado popular Vandré Pereira que participava de uma manifestação junto a moradores de um bairro de Americana, Região Metropolitana de Campinas (RMC), por melhores condições na estrada que passa ao lado do bairro, foi violentamente agredido por policiais militares que reprimiram o ato. O advogado foi encaminhado para a delegacia detido e acusado de incitação a violência.

A policia tem tentando cada vez mais implementar um clima forte de repressão que busca inibir qualquer manifestação por mais essencial que seja. Acusar um advogado que estava lado a lado com moradores que reivindicam melhorias em suas condições de vida para garantir seu direito de protesto caracteriza perseguição.

O Esquerda Diário se coloca contra toda a forma de criminalização e perseguição aos movimentos sociais e aos que lutam. Estendemos nosso apoio ao companheiro Vandré. Lutar não é crime!

Reproduzimos abaixo a nota emitida pelo Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas:

ADVOGADO POPULAR É FERIDO E DETIDO POR PARTICIPAR DE MANIFESTAÇÃO

O advogado Vandré Paladini Ferreira, que integra a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), foi detido e ferido pela ação truculenta da Polícia Militar do Estado de SP na madrugada desta segunda-feira, ao participar ao lado de moradores de Americana de uma manifestação na Estrada Municipal Ivo Macris.
Nosso companheiro foi conduzido ao hospital e depois levado ao 4º Distrito Policial, pois os policiais o acusam de incitação à violência.

Trata-se de uma ação que ao mesmo tempo desrespeita o direito de manifestação previsto no artigo 5º, inciso XVI, da Constituição da República Federativa do Brasil, e as prerrogativas dos (as) advogado (as), nos termos do artigo 133 da mesma Lei Maior: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Repudiamos a violência policial praticada contra o advogado popular e contra outras pessoas que participavam pacificamente da manifestação, bem como a absurda acusação feita contra nosso companheiro de luta, e exigimos sua imediata libertação.

Chamamos a solidariedade de todas e todos e repudiamos a ação repressiva e violenta de policiais militares contra o povo em suas legítimas manifestações.

Lutar não é crime!

Nenhum Direito a Menos!

Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP) – Campinas e Região




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias