×

Eleições Chile 2021 | Acompanhe no Esquerda Diário a cobertura das eleições chilenas deste domingo

Ocorrem neste domingo (21) as eleições presidenciais, ao senado, congresso e conselhos regionais no Chile. Acompanhe a cobertura e a análise dos resultados no Esquerda Diário.

segunda-feira 22 de novembro de 2021 | Edição do dia
  • Com mais 70% das urnas escrutadas, se antecipa um segundo turno presidencial para o dia 19 de dezembro entre o candidato da extrema-direita, José Antonio Kast (28,3%), e o frente amplista Gabriel Boric (25,07%). Confira aqui a entrevista com Dauno Tótoro, dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), partido irmão do MRT brasileiro, e candidato a deputado pelo 10º distrito de Santiago. Dauno comentou um pouco sobre os dois favoritos e as tendências que estão se confirmando neste primeiro turno das presidenciais.

Eleições chilenas | Gabriel Boric e José Antonio Kast vão ao segundo turno presidencial no Chile

  • Ainda que Kast cante vitória com os resultados prévios, os resultados dos colégios eleitorais dos principais bairros populares (chamados de “comunas”) revelam que suas propostas conservadoras e pró-empresariais geram amplo repúdio em importantes setores da classe trabalhadora. No Distrito 12, que agrupa as comunas de Puente Alto, La Pintana, La Florida, San José de Maipo e Pirque, Gabriel Boric fazia 29.804 votos, contra os 15.890 de Kast, no momento de redação desta nota. No distrito 8, que reune Cerrillos, Quilicura, Maipú, Estación Central, Lampa, Til-Til e Colina, Boric fazia 24.851, contra os 17.486 de Kast. O mesmo ocorre na maioria das comunas da região metropolitana de Santiago.
  • Conheça também o principal candidato parlamentar do PTR, Lester Calderón, o operário que quer levar a voz dos trabalhadores ao Congresso chileno. Operário da fábrica de explosivos Orica Chile e dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, Lester obteve mais de 21.000 votos na recente eleição para governador regional de Antofagasta, e hoje concorre ao parlamento de forma totalmente independente dos interesses dos empresários e dos partidos do regime herdeiro de Pinochet, propondo uma alternativa verdadeiramente de esquerda, anticapitalista e revolucionária.



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias