×
Rede Internacional

RACISMO | Absurdo! Organizadores e artistas do CURA vem sendo investigados por crime ambiental

Em mais uma ação arbitrária da polícia, organizadores e artistas que participaram em um dos principais festivais de arte urbana do país vem sendo investigados por suposto crime contra o meio-ambiente, por uma das obras conter a estética de pixo.

sábado 30 de janeiro | Edição do dia

IMAGEM: Reprodução/Redes sociais

Na última sexta-feira (29), foi noticiado pela página oficial no Instagram do O Circuito Urbano de Arte (Cura), um dos principais festivais de arte urbana do país, que as organizadoras do evento e mais cinco artistas que realizaram trabalhos na edição de 2020 do festival vem sendo investigados pela Polícia Civil por crime contra o meio ambiente. O motivo seria que em um mural realizado para o circuito há a estética de pixações. A obra em si fica localizada em empena na rua Tupis, no centro de Belo Horizonte – MG.

Como consta no post dessa denúncia a obra que vem sendo arbitrariamente criminalizada pela Polícia Civil é o maior mural em empena do país, feita pelo artista Robinho Santana (Diadema/SP) durante na última edição do festival, em 2020. A obra de arte também contou com a colaboração dos artistas de Belo Horizonte como Tek, Lmb, Poter, Zoto e Bani que interviram artisticamente na obra com a na estética do pixo. Também é relatado que essa investigação se dá num contexto de perseguição desproporcional aos pixadores na cidade e dentro de um cenário nacional de “cerceamento de liberdades constitucionais”.

Esse processo escancara o racismo e a arbitrariedade da polícia que visa criminalizar arte advinda da periferia sem qualquer fundamento concreto. Inclusive, as organizadoras ressaltaram que a estética de pixo esteve presente em edições anteriores do festival tendo sido contemplada em grandes festivais de arte do mundo, como a Bienal de São Paulo e a Bienal de Berlim. Demonstramos toda solidariedade aos investigados e total repúdio por essa ação arbitrária.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias