Mundo Operário

TRABALHADORES UNIDOS

Abertas as inscrições do Torneio de Futebol: Solidariedade operária!

terça-feira 16 de junho de 2015| Edição do dia

Inspirados na iniciativa do “Partido de los Trabajadores por el Socialismo” (PTS), da Argentina, o Movimento Nossa Classe e o Esquerda Diário dão início às inscrições do I Torneio de Futebol Operário Intercategorias. Pelo nome já se vê que os objetivos desse torneio de futebol são diferentes daqueles organizados pelas empresas, nas quais os patrões e supervisores buscam controlar estes espaços de lazer e sociabilidade dos trabalhadores mesmo fora da fábrica e do trabalho, impondo sua ideologia, sua disciplina e suas regras.

Esse torneio tem o intuito de unificar os trabalhadores de diversas categorias, companheiros que passamos cotidianamente pela mesma rotina de levantarmos quando o sol ainda não nasceu e chegarmos a nossas casas quando este já se pôs. Companheiros que nos cruzamos muitas vezes no bairro, nos transportes públicos, nas esquinas do trânsito e nunca conversamos sobre nossos problemas e dificuldades. Passamos as mesmas pressões nos locais de trabalho, os assédios e a exploração, chegamos ao final do mês com as mesmas preocupações em relação à educação de nossos filhos e a comida na mesa de nossa família, as contas atrasadas e o aluguel para pagar. Esse torneio tem o intuito de ser um momento de respiro da pressão patronal e de possibilidade de avançarmos para superar essa pressão que nos separa e nos torna estranhos de nossos próprios companheiros de classe!

Nos metroviários de SP; professores da zona norte, oeste, sul de SP e do ABC; metalúrgicos e operários de fábricas do ABC, Osasco, Jaguaré e região; trabalhadores da Universidade de São Paulo; trabalhadores terceirizados da limpeza e vigilância da USP e região; carteiros da região de Cotia e bancários de SP já estão organizando reuniões e formando times a partir dos seus locais de trabalho para o torneio. Dia 05 de julho será uma experiência única para mais de 200 trabalhadores e suas famílias, que iremos dar um passo para recuperar a tradição dos clubes operários das décadas de 20 e 30 no país, que ajudavam na organização de milhares de trabalhadores e influenciavam na vida cultural dos mesmos.

Como parte da retomada dessa tradição o espaço também contará com a auto-organização de rodas de samba, jogos de truco e dominó, bebida e churrasco, além de um bom forró e sertanejo e o “cantinho para as crianças” poderem brincar e interagir sob cuidados, permitindo que as mulheres trabalhadoras possam jogar e confraternizar, assim como os companheiros trabalhadores possam trazer suas famílias, com a certeza desse não ser apenas um espaço para homens, mas um ambiente agradável para seus filhos e suas esposas, que somente os operários podemos criar! Inclusive as trabalhadoras terão espaço nas quadras e também poderão vestir a camisa contra o arrocho dos salários, já tem times femininos se organizando entre as trabalhadoras das creches da USP, professoras do ABC e entre as metroviárias, chamando as demais companheiras a organizarem seus times também!

Vamos retomar o companheirismo entre trabalhadores! Muitas vezes as rivalidades entre times e torcidas organizadas, entre efetivos e terceirizados, entre brancos e negros, entre homens e mulheres que a empresas, os governos e a mídia tentam nos impor dia-a-dia para nos dividir falam mais alto. É hora de calarmos essas vozes, deixarmos enraivecidos os patrões, os supervisores e políticos burgueses ao nos ver organizados fora do trabalho, contra a crise e a inflação, enquanto eles, os ‘donos da bola’ ficam de fora!

Organize seu time no seu local de trabalho. Abaixo estão os números de jogadores, local, valores e outras informações para inscrever seu time! Mesmo se não for jogar, apareça com sua família, venha confraternizar com o Movimento Nossa Classe e o Esquerda Diário e dar o ponta-pé inicial na retomada da tradição dos clubes operários!

PlayBall Society
Metrô Barra Funda
Avenida Nicolas Boer, 66 – Pompéia
05 de julho. Das 9:00 até as 18:00




Tópicos relacionados

Futebol   /    Movimento Nossa Classe   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar