×

África Ocidental | A rebelião contra a polícia na Nigéria desafia todo o regime

A Nigéria está comovida depois que o Exército e as forças de segurança dispararam munição real contra os manifestantes que desafiaram o toque de recolher em Lagos. Mas o regime está sendo questionado como um todo.

quinta-feira 22 de outubro de 2020 | Edição do dia

A Nigéria está chocada depois que o Exército e as forças de segurança dispararam munição real contra os manifestantes que desafiaram o toque de recolher em Lagos, a cidade mais populosa da África com seus 20 milhões de habitantes. Mas o regime está sendo questionado como um todo.

Desde o início de outubro, um grande movimento popular contra a violência policial estourou após um vídeo mostrando membros da SARS (Brigada Especial Antifurto) atirando em um homem. Este vídeo se tornou o gatilho para a raiva coletiva contra os abusos dessa unidade especial de polícia criada em 1992. Sua missão era combater o crime violento. No entanto, os crimes são feitas pela mesma SARS que se estendeu por grande parte da população: estupros, execuções e impunidade.

Embora no norte do país, onde as forças armadas nigerianas estão enfrentando a insurgência islâmica liderada pelo grupo Boko Haram, o SARS goze de uma reputação melhor do que no sul, este movimento, de acordo com vários observadores, em grande parte conseguiu fazer avançar as divisões tradicionais do país entre comunidades religiosas e étnicas e entre os habitantes de diferentes regiões.

A força desses protestos, que inicialmente permaneceram relativamente pacíficas (embora a repressão estatal já tivesse deixado 15 mortos), forçou o governo a dissolver o SARS. No entanto, uma nova unidade especial foi criada, a “Equipe Especial de Armas e Táticas” (SWAT). Mas o movimento continuou. Os manifestantes denunciaram o governo dizendo que não acreditavam, que a dissolução da SARS já havia sido prometida e que também eram contra a criação desta nova unidade, a SWAT. Sem dúvida, isso mostra que a questão da violência policial foi apenas mais um elemento do descontentamento popular e que vai muito além.

É neste cenário que o governador do estado de Lagos decretou um toque de recolher de 24 horas na megalópole africana. Outros estados e cidades, como a capital Abuja, também impuseram toques de recolher ou proibiram protestos, na tentativa de encerrar as manifestações.

Mas nada funcionou. Milhares de pessoas desafiaram a proibição de sair às ruas e fazer manifestações na terça-feira em Lagos e outras partes do país. Mas o governo e as Forças Armadas, que já haviam ameaçado os manifestantes, decidiram usar a repressão mais selvagem. Então, como podemos ver em vários vídeos nas redes sociais, as forças repressivas do Estado abriram fogo diretamente contra os manifestantes. A Anistia Internacional denunciou esta repressão afirmando que poderia reportar várias mortes, sem ainda dar um número definitivo.

Nos dias anteriores, os manifestantes denunciaram e postaram vídeos de ataques de grupos pró-governo não identificados armados com cassetetes e facas.

Essa virada na repressão corre o risco de agravar a crise e alimentar o descontentamento dos manifestantes. Além disso, embora as ações contra o SARS tenham permitido aproximar a população, inclusive de setores da classe média, das demandas mais amplas de um terreno mais social, contra a corrupção, por melhores condições de vida, por melhores condições de trabalho, entre outros, está criando divisões com um setor mais "moderado" que quer permanecer focado apenas contra a violência policial.

No entanto, o descontentamento da juventude nigeriana é muito profundo e faz parte da onda de mobilizações globais contra os regimes políticos atuais e as desigualdades inerentes ao capitalismo. Como se pode ler no Wall Street Journal, “A onda de protestos é a maior manifestação de poder popular em anos na Nigéria, e os jovens estão clamando por mudanças mais radicais. Os protestos fazem parte de um quadro global emergente de apelos à mudança lançados por jovens, de Hong Kong ao Sudão e ao Chile ”. A importância desse movimento também se afirma para a politização da juventude nigeriana, país em que a média de idade da população é de 18 anos: “Uma dinâmica que parece irreversível é que os protestos politizaram a juventude nigeriana, muitos deles que até agora foram apáticos ou desligados da política, mas que terão um papel cada vez mais crítico no futuro do país.

De fato, o repúdio à situação económica e aos políticos no poder é generalizado, tendo em conta que se trata de um país com enormes reservas de petróleo e gás mas que não beneficiam a sua população. Ainda mais preocupante para as classes dominantes da região e seus parceiros nos países imperialistas é o risco de que essas mobilizações se espalhem para outros países do continente. A situação em vários países africanos é muito semelhante à situação na Nigéria, especialmente na África Ocidental, onde a agitação política e social já abala países como a Costa do Marfim, Mali, Guiné-Conakri e Burkina Faso.

A questão que se coloca, no entanto, é como os jovens trabalhadores e nigerianos evitarão todas as armadilhas que as facções das classes dominantes lhes armaram (Joe Biden, o candidato democrata e Hillary Clinton já manifestaram seu "apoio" às mobilizações). Isso levanta a necessidade de uma liderança independente, democrática e de base para o movimento, que defina objetivos para satisfazer as demandas políticas, econômicas e sociais dos manifestantes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias