×

Meio ambiente | A que ponto chegaremos? Catástrofe climática e capitalismo

Como os recentes acontecimentos deixam claro, o nosso mundo foi irreversivelmente alterado. Em respostas às mudanças climáticas - aprender como seguir adiante neste novo mundo, evitando os piores cenários já previstos - exigirá nada menos do que uma derrota revolucionária do próprio sistema que criou estes problemas.

quinta-feira 15 de julho de 2021 | Edição do dia

Foto: Aliraza Khatr/ Getty

Em 2017, o jornalista e escritor científico David Wallace-Wells publicou um artigo amplamente lido e debatido na New York Magazine intitulado "The Uninhabitable Earth" (A Terra Inabitável). O artigo, que expôs em mórbido detalhe os efeitos futuros das alterações climáticas globais sobre a habitação humana, atraiu críticas e elogios dos ativistas climáticos. Para muitos, a representação de Wallace-Wells de um cenário do pior caso - que incluía seções com títulos como "Morte por Calor", "O Fim da Alimentação" e "Colapso Perpétuo" - foi tão implacavelmente apocalíptica a ponto de esmagar qualquer esperança de que os efeitos mais terríveis da crise climática pudessem de alguma forma ser evitados. Isto, afirmaram alguns, desencorajaria o tipo de organização em massa necessária para enfrentar o problema. Outros, contudo, elogiaram o artigo exatamente por estas razões, argumentando que a única forma de levar as pessoas a agir é tornar clara a ameaça mortal das alterações climáticas. Embora a questão dos efeitos psicológicos de tais visões apocalípticas de colapso ambiental continue sem resposta, uma coisa está cada vez mais clara: já vivemos em tempo de catástrofe climática, e a culpa é do capitalismo.

Graças a uma total falta de ação das corporações e dos governos burgueses em todo o planeta, vários dos cenários descritos por Wallace Wells já estão acontecendo, com consequências aterradoras. Por exemplo, a perspectiva anteriormente inimaginável de morte por calor. De acordo com a National Oceanic and Atmospheric Association (NOAA), 2020 não foi apenas o ano mais quente de que há registo, mas os seis anos anteriores mais quentes tiveram todos lugar desde 2014. E embora este aumento constante da temperatura possa ser quase imperceptível à escala global, pode levar a eventos locais catastróficos. Em Junho, pela primeira vez, foram registadas no Golfo Pérsico e em partes do Paquistão temperaturas de bolbo úmido acima dos 35 graus Celsius, ou seja, a temperatura e umidade a que os seres humanos já não conseguem refrescar naturalmente -. Tais temperaturas, se permanecerem, significaria a morte quase certa para qualquer pessoa com o azar de estar ao ar livre durante mais de algumas horas, mesmo sentada à sombra com muita água. O fato de temperaturas tão inéditas já estarem sendo registradas, mesmo quando corporações e estados permanecem emitindo dezenas de bilhões de toneladas de carbono para a atmosfera todos os anos, significa que muitas destas áreas podem se tornar inabitáveis numa questão de décadas, ou mesmo de anos. 

Entretanto, na semana passada, padrões meteorológicos estranhos trouxeram ao Noroeste do Pacífico um calor abrasador e recordista. As temperaturas na província canadiana da Colúmbia Britânica atingiram os 121 graus Fahrenheit, derretendo estradas, destruindo infra-estruturas elétricas, e matando centenas. Cerca de 700 pessoas na Colômbia Britânica, e pelo menos mais 130 de Washington e Oregon, morreram em resultado de complicações resultantes do calor extremo. Enquanto esta onda de calor particular está sendo descrita como um acontecimento único num milênio, a investigação mostra definitivamente que tais incidentes se tornarão cada vez mais comuns. Eventos de calor extremo como estes triplicaram desde meados do século XX, atingindo temperaturas médias de 3-5 graus Fahrenheit mais elevadas do que as ondas de calor anteriores. Além disso, efeitos de cúpula de calor como o que queimou a Colômbia Britânica também se tornaram mais comuns desde os anos 90, como resultado da alteração dos padrões de correntes de ar. Os cientistas ainda estão discutindo se estas alterações nas correntes de ar são ou não produto das alterações climáticas.

Outros fenômenos potencialmente catastróficos, como o encolhimento do gelo marinho ártico, já estão acontecendo em um ritmo acelerado. No ano passado, investigadores da Universidade de Leeds, relataram que o degelo do mar Ártico estava a um ritmo seis vezes mais rápido do que nos anos 90. Desde os anos 80, o Ártico - que está aquecendo muito mais rapidamente do que o resto do planeta - tem visto a uma diminuição maciça da quantidade de gelo de Verão. Em Junho deste ano, as temperaturas atingiram espantosos 118 graus Fahrenheit, e a NASA informou que o mínimo de gelo de Verão de 2020 foi o segundo mais baixo de sempre, apenas ligeiramente mais do que o mínimo recorde de 2012, que os cientistas estimam ser a taxa de derretimento mais alta dos últimos 4.000 anos. Uma vez que o gelo e a neve refletem uma porção muito maior de luz solar do que a água aberta, este derretimento criou um ciclo de feedback, no qual as águas escuras abertas absorvem mais calor, criando ainda mais água aberta, que por sua vez absorve mais calor e derrete mais gelo. A este ritmo, os cientistas estimam que poderíamos ver verões sem gelo no Ártico logo em 2035, muito mais cedo do que as previsões anteriores. Este derretimento tem sido tão grave que já abriu novas rotas de navegação e acesso aos recursos naturais, o que leva a um aumento das tensões entre os Estados Unidos, a China e a Rússia sobre o controle da região. Tais tensões apontam para o potencial de um período de expansão do conflito militar induzido pelo clima, uma vez que o aumento das temperaturas continua reestruturando a geografia do planeta. 

Infelizmente, este tipo de ciclos de feedback não estão apenas a ameaçando o Ártico. Um projeto de relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, normalmente sanguinário, argumenta que resta pouco tempo para evitar mais pontos de viragem catastróficos. Estes incluem o derretimento das calotas polares e a transformação em grande escala da floresta amazônica em savana aberta. O aspecto mais importante deste relatório, contudo, é a sua avaliação grosseira de que muitos cenários e impactos já não podem ser evitados e que os governos mundiais estão atualmente mal preparados para lidar com as inevitáveis mudanças que já está acontecendo. Do colapso das infra-estruturas à fome, migração em massa, e inundações de cidades costeiras e nações insulares, os efeitos iminentes das alterações climáticas que já estão cozinhadas no sistema vão ser um enorme desafio, um desafio que vai exigir uma cooperação planejada a nível global que o capitalismo, construído sobre a concorrência, provou ser incapaz de alcançar.

O Texas demonstra que mesmo países ricos como o Canadá e os Estados Unidos estão mal equipados para lidar com os desafios de infra-estrutura colocados pelas alterações climáticas. Imagens que saem do Oregon e de Washington de asfalto e fios eléctricos em fusão mostram a vulnerabilidade das infra-estruturas envelhecidas e a forma como tais eventos climáticos podem potencialmente conduzir a uma série de catástrofes em cascata, à medida que ondas de calor e furacões dão lugar a apagões, incêndios florestais, e cidades e sistemas de metro inundados. Ao mesmo tempo, regiões historicamente secas, tais como grandes porções da Austrália, e o Sudoeste americano, já estão enfrentando secas e queimadas florestais históricas sem precedentes que têm sobrecarregado os serviços de emergência. Só na Austrália, mais de 46 milhões de acres de terra foram queimados durante a época de incêndios de 2019-2020, exterminando ecossistemas inteiros. E as coisas são ainda piores no mundo em desenvolvimento, onde o aumento do calor e a mudança dos padrões de precipitação estão gerando, entre outras catástrofes, secas mais longas e mais fome. Só em Madagáscar, mais de 400.000 pessoas enfrentam a fome, graças a uma seca induzida pelo clima que transformou muitas antigas terras agrícolas em bacias de pó. 

Embora tais eventos sejam suficientemente ruins por si mesmos, as consequências a longo prazo, se deixadas sem solução , serão ainda mais devastadoras, uma vez que as catástrofes se acumulam. O aumento dos conflitos militares, pandemias, emigração em massa, e colapso econômico já estão acontecendo, mas irão certamente piorar se nada for feito para parar as causas e mitigar os efeitos das alterações climáticas. E o capitalismo tem demonstrado que é profundamente incapaz de dar uma resposta para as duas coisas. De fato, o capitalismo fóssil, fundado como foi na presunção de uma disponibilidade infinita de energia barata, e alicerçado na necessidade de crescimento sem limites e na procura de lucro míope, só tem piorado estes problemas e é o cúmulo da insanidade pensar que o mesmo sistema responsável pela criação das alterações climáticas pode, de alguma forma, travá-la. O recente debate sobre infra-estruturas e a falta de um plano climático significativo por parte da administração Biden, o fracasso da Cúpula de Paris, e os níveis crescentes de emissões globais de carbono, tudo isto mostra que os governos burgueses não só muitas vezes não estão dispostos, como na realidade são incapazes de tomar os tipos de medidas drásticas necessárias agora para impedir mais alterações climáticas. Ao mesmo tempo, a resposta global à pandemia de Covid-19, imigração, e crise econômica também mostra que o capitalismo global está terrivelmente despreparado para lidar com as consequências das catástrofes climáticas que já estão por todo o lado. 

Parar mais o aquecimento global, acabar com as alterações climáticas desenfreadas, e adaptar-se ao novo normal de um mundo que será quase certamente em breve pelo menos 2 graus Celsius mais quente do que antes da revolução industrial exigirá os tipos de planejamento econômico cooperativo e mobilizações que só são possíveis numa sociedade gerida por e para os interesses dos trabalhadores em vez do lucro. Isto significa uma sociedade socialista global que privilegia a necessidade sobre o crescimento e a cooperação sobre a concorrência.

A construção de uma luta revolucionária para ganhar um mundo assim deve ser a nossa prioridade se esperamos salvar o que resta do meio ambiente. Mas qualquer luta deste tipo deve também necessariamente envolver a organização em torno de uma série de exigências para proteger as vidas e o bem-estar das pessoas trabalhadoras e para parar as alterações climáticas agora antes que se agravem. Nacionalização imediata de todos os meios de transporte, extração de combustíveis fósseis, e produção de energia sob o controle dos trabalhadores, um compromisso para a cessar a utilização de todos os combustíveis fósseis na próxima década, e um investimento público maciço em tecnologias de captura de carbono. Deve também incluir exigências de abertura de fronteiras para acomodar refugiados climáticos, cancelamento da dívida para todos os países dependentes e semi-coloniais, e investimento público maciço em novas infra-estruturas energéticas, transportes públicos, e conservação de florestas, oceanos e zonas úmidas. Esta é a única forma de fazer uma transição racional de uma economia construída sobre o crescimento, consumismo, métodos destrutivos de produção, e o uso de combustíveis fósseis para a captação de calor.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias