×

CONTAGEM REGRESSIVA 8 DE MARÇO - FALTAM 20 DIAS | A mulher, o câncer de mama e o descaso do estado com a saúde pública.

"Mulher", palavra pequena que expressa tamanha força.

quinta-feira 16 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Sou Elenice Rocha, trabalhadora do bandejão da USP e quero chamar a todas as mulheres para no próximo dia "08 de março" sairmos às ruas para juntas com mais força e determinação exigirmos nossos direitos e respeito pois só através das lutas, conquistamos nossos direitos neste sistema capitalista, governado por corruptos. Somos bilhões de mulheres por todo o mundo e gritaremos pro universo todo nos ouvir, que não mais aceitaremos nenhum tipo de repressão, humilhação, opressão, maus tratos, insultos machistas, piadinhas de conotações pejorativas e cantadas nojentas que saem da boca de muitos machistas sem caráter e sem escrúpulos.

Nós mulheres já nascemos designadas a dar a luz, reproduzindo a vida, e em nossos seios produzimos o melhor alimento para nossos filhos e ainda hoje, somos obrigadas a conviver com uma realidade nua e crua que é a perda dos seios, devido ao estado de calamidade em que o estado tem deixado o sistema público de saúde. São milhares de mulheres diagnosticadas com "Câncer de Mama", todos os dias e no Brasil, cerca de mais de 40 mulheres morrem todos os dias, sem que o estado, com seus maus dirigentes se digne a dar as caras para assumir as responsabilidades. São milhares de mulheres que recebem um diagnóstico tão atrasado, que na grande maioria dos casos, as mutilações são cruelmente inevitáveis.

Convivemos diariamente com o descaso dos governos que fingem não verem as gigantescas e intermináveis filas para se realizar um exame de mamografia. Muito se fala em cura através do diagnóstico precoce, faz-se campanha onde pede que as mulheres façam o autoexame, mas nada se fala sobre as dificuldades para se marcar uma consulta e a espera de meses para se fazer uma mamografia , quando todas nós sabemos que os exames de mamografia deveriam ser realizados com qualidade e periodicamente todos os anos e com certeza as chances de cura aumentariam e a mortalidade de mulheres seria bem menores.

Mas infelizmente não se realizam os exames conforme se dizem necessários pela organização mundial da saúde e o que deveria ser um apoio à prevenção, se torna em diagnóstico tardio onde o estágio da doença já está tão avançado que a cura se torna quase impossível ou certamente acaba com a morte de milhares de mulheres, mães, avós, tias, irmãs, filhas, que acabam sendo vítimas desse miserável sistema capitalista onde o dinheiro e o poder dos ricos e patrões falam mais alto.

Onde está o dinheiro dos impostos que pagamos?

As estórias que estamos cansadas de ouvir, tanto nas unidades de saúde e também pela mídia é sempre a mesma, que não se dá conta da demanda de exames porque aparelhos estão quebrados e em outros casos existem aparelhos, mas não se têm técnicos capacitados para operá-los. Daí mais uma vez nos deparamos com o descaso com a saúde pública e consequentemente com as mutilações e mortes em alto índice de mulheres pobres e negras do nosso país.

Ora, se tem dinheiro para investir em construções faraônicas de estádio de futebol, por que não se tem verbas para investir em áreas da saúde para melhorar o atendimento miserável que têm hoje, o povo pobre, massacrado e cansado de viver igual bola de ping-pong?

O que verdadeiramente está por trás desse descaso?

A quem interessaria o tratamento das doenças e não o combate através da prevenção?

Quem lucraria com o "remediar" do que com o "prevenir"?

Por que faltam remédios para o tratamento contra o câncer nas farmácias públicas?

Estaria o estado preocupado em garantir saúde pública e de qualidade para a população pobre e carente do nosso país?

Por estas e outras questões é que quero refazer o convite a todas as mulheres, para se juntarem no dia 08 de março, para sairmos às ruas e exigirmos:

"saúde pública de qualidade"

"Pelo direito á saúde das mulheres".

Para que nenhuma mulher a mais, morra pelo descaso e incompetência que resulta em um diagnóstico tardio do Câncer de mama.

Não esqueçam: 08 de março!

Vamos à luta, para seguir exigindo e conquistando nossos direitos!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias