Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

A luta para acabar com a polícia é a luta para acabar com o capitalismo

Carmin Maffea

A luta para acabar com a polícia é a luta para acabar com o capitalismo

Carmin Maffea

Em meio às grandes revoltas contra o terror policial, o debate sobre como se livrar da repressão estatal e conseguir uma verdadeira abolição dessas práticas é central. É necessário entender o que realmente é a violência policial e sua relação com o capitalismo.

Após o terrível assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis, devido a uma nota falsa de US$ 20, uma revolta nacional sem precedentes irrompeu nos Estados Unidos. Esses levantes ocorreram com ferozes confrontos entre os manifestantes e a polícia e colocaram na ordem do dia o debate sobre o que fazer com a polícia como instituição.

Entre os diferentes slogans, circulam reivindicações de que a polícia seja desfinanciada e removida de certos espaços, como escolas, ou mesmo completamente abolida. Esta última demanda é claramente a de maior alcance, como realmente acabar com a polícia como instituição, uma consigna que vem ganhando força, especialmente desde que o Conselho da Cidade de Minneapolis se viu pressionado a aprovar o desmantelamento da polícia da cidade.

O que eles propuseram em Minneapolis? Como explicado nesta nota, os detalhes desse "desmantelamento" até agora são escassos, mas o que foi anunciado não parece muito com uma abolição real. De fato, a presidente do Conselho, Lisa Bender, disse explicitamente que "a ideia de não ter um departamento de polícia não é uma coisa de curto prazo".

Fica claro que o Conselho da Cidade de Minneapolis teve que ceder à pressão dos ativistas, demonstrando que a única maneira de conseguir uma mudança significativa é através da mobilização em massa e da confiança nos trabalhadores. No entanto, embora algumas reformas menores possam se materializar, não há um "compromisso" real possível no que diz respeito à violência policial.

Todos os apelos ao desfinanciamento da polícia tentam abordar o fato de que os orçamentos que recebem são obscenamente inflados, enquanto outros aspectos como a educação precisam lutar por recursos. Em muitos casos, departamentos de polícia, cadeias e prisões podem levar até 60% do orçamento anual de uma cidade. No entanto, devemos nos perguntar: por que os orçamentos policiais são tão grandes? É porque as cidades têm más prioridades e investem na polícia em vez de serviços sociais?

Os orçamentos gigantescos da polícia não são acidentais: eles são centrais no sistema capitalista americano fundado sobre a escravidão. Eles são essenciais para manter uma sociedade onde Jeff Bezos está prestes a ser um trilionário, enquanto os trabalhadores da Amazon, muitos deles negros e latinos, vivem na pobreza. A polícia é um componente intrínseco do sistema capitalista; é uma das forças repressivas que mantêm essa ordem e as grandes desigualdades que inevitavelmente surgem. Portanto, se levamos a sério a abolição da polícia para salvar as vidas de negros, latinos e da classe trabalhadora, precisamos deixar claro que nossa luta é contra o sistema capitalista e o Estado que impõe seu governo. Não pode haver abolição da polícia no capitalismo.

Uma lição de história

A polícia como instituição sempre foi intrinsecamente racista e sexista. No norte dos EUA, antes da criação de forças policiais formais, havia vigilância noturna. Esses vigias noturnos contrataram voluntários por um dia para monitorar as comunidades quanto a casos de prostituição e jogos de azar. Os vigias noturnos eram muito odiados pela população e desprezados por tomar medidas violentas contra as atividades de lazer dos trabalhadores e das mulheres mais vulneráveis.

O primeiro departamento formal de polícia teve origem em Boston, em 1838. Como cidade portuária, Boston era um importante centro de comércio, e desenvolveu a força policial em tempo integral para proteger os envios da burguesia acomodada. Para reduzir os custos da contratação de pessoas para salvaguardar suas propriedades, estes ricos proprietários convenceram o público que era necessária a polícia para o bem comum.

No sul, antes que a polícia se formalizasse em departamentos, havia patrulhas de escravos. Seu único objetivo era reprimir os negros. Eles o fizeram perseguindo, capturando e reescravizando os negros que haviam escapado, aterrorizando os escravos para evitar revoltas e submetendo-os a punição extrajudicial por violar as regras das plantações. Portanto, não surpreende que muitos membros ou admiradores da KKK (Ku-Klux-Klan) hoje sejam policiais. De fato, historicamente, houve uma interseção significativa entre o KKK e a polícia, e as duas organizações trabalharam lado a lado no fortalecimento da supremacia branca.

Após a Guerra Civil, essas patrulhas de escravos se tornaram departamentos de polícia do sul. Eles aplicaram os Códigos Negros por meio de prisão ou multas por desemprego, falta de moradia e casamento inter-racial. Eles colocam homens e mulheres libertas em dívidas impagáveis ou campos de trabalho forçado, semelhantes à escravidão. Da mesma forma hoje, os negros são desproporcionalmente presos, enfrentam prisões inacessíveis e são super-explorados como trabalho prisional.

O capitalismo precisa de policiais

A polícia existe porque o capitalismo precisa dela. Assim como os proprietários de escravos do sul usavam patrulhas de escravos para manter sua “propriedade privada”, a burguesia do norte precisava da polícia para reprimir os grevistas e enviá-los de volta ao trabalho, para reprimir qualquer desafio à ordem capitalista e defender a propriedade privada dos meios de produção. À medida que a industrialização aumentou o lucro capitalista, a polícia também se tornou necessária para reprimir a classe trabalhadora imigrante e nativa.

No século XX, aprofundaram-se uma série de problemas sociais em que os trabalhadores se organizaram para obter maiores direitos trabalhistas, mais controle do local de trabalho e melhores salários. Em resposta, quase todas as cidades desenvolveram um departamento de polícia, e a burguesia começou a jogar seus cães repressivos na classe trabalhadora. As tentativas de sindicalização foram algumas vezes derrubadas pela polícia.

Eles propagaram ideias sobre "revoltosos" que incitavam greves no local de trabalho. Por exemplo, durante a greve de 1934 nas docas de São Francisco, a polícia disparou suas espingardas contra multidões de apoiadores e grevistas e entrou no sindicato para terminar seu ataque. A polícia matou duas pessoas e ninguém foi preso por esses crimes. Ações brutais semelhantes ocorreram em todo o país ao longo do século XX.

O papel atual das forças repressivas não é diferente. Em todo o mundo, eles aterrorizam os bairros da classe trabalhadora da mesma maneira. A função ou prática da polícia nunca foi a proteção ou segurança dos indivíduos. Como sempre se destinava a preservar a propriedade privada capitalista, é por isso que a solução para o terror policial não é uma melhor supervisão ou maior responsabilização. Em vez disso, a solução é a abolição do sistema capitalista racista, no qual homens brancos ricos, muitos dos quais herdaram suas propriedades diretamente do tráfico de escravos, procuram manter as pessoas em condições de fome, moradia precária, fadiga e alienação. E quanto mais severa a opressão, mais brutal será a violência utilizada para manter a classe trabalhadora "em seu lugar".

Câmeras e novo treinamento

Após a primeira onda do movimento Black Lives Matter e até hoje, houve pedidos de câmeras corporais para serem usadas pela polícia e melhor treinamento para os policiais. O argumento para essas reformas é que elas proporcionariam maior transparência e responsabilidade aos oficiais.

O problema é que medidas como essas já foram instituídas em muitos estados dos EUA, mas pouco ou nada fizeram para conter a brutalidade policial. Por exemplo, Eric Garner foi sufocado até a morte em 2014 com um estrangulador ilegal da polícia de Nova York, em plena luz do dia, na frente de uma multidão, enquanto tudo foi filmado. Tamir Rice foi morto em um parque público que tinha câmeras. Philando Castile teve seu assassinato capturado por câmeras policiais e uma gravação de sua namorada. Derek Chauvin olhou e sorriu para as pessoas que o gravaram matando George Floyd. O sistema de (in)justiça é tal que mesmo os assassinatos registrados de negros não significam que policiais assassinos serão julgados e presos.

Além disso, a polícia costuma desligar as câmeras do corpo ao cometer atos hediondos de violência. Recentemente, um dono de uma loja de churrasco no Kentucky foi baleado e morto por um policial que tinha desligado sua câmera.

O número de pessoas baleadas e mortas pela polícia permaneceu quase consistente desde 2015, mesmo após um maior uso de câmeras. Não precisamos de mais imagens de negros sendo brutalizados e mortos pela polícia. Precisamos que esse aparato racista repressivo desapareça.

O problema do policiamento comunitário

Uma das ideias reformistas frequentemente propostas pela mídia e pelos intelectuais burgueses é a polícia comunitária. A proposta seria que os policiais fossem designados para um bairro em particular, de preferência onde moram, e apenas monitorem essa área. Os oficiais teriam, supostamente, relações mais estreitas com a comunidade. De acordo com esse argumento, esse movimento diminuiria os casos de crime, brutalidade e repressão.

Esse ideal não reconhece o papel da polícia como instituição encarregada de fazer cumprir o status quo. O programa de Serviços Policiais Orientados à Comunidade (ou COPS, em inglês), estabelecido pela lei criminal de 1994, investiu bilhões na melhoria da prática de policiamento comunitário para promover o relacionamento entre a polícia e as pessoas. O programa, no entanto, foi um pesadelo absoluto para a classe trabalhadora negra. Ele não apenas fez quase nada para reduzir o "crime", mas também contribuiu para o encarceramento em massa, jogando inúmeros jovens negros na cadeia e deixando-os em circunstâncias de maior privação de emprego e insegurança habitacional.

O fato é que, desde que nada seja feito para lidar com as condições estruturais subjacentes às comunidades negras e latinas – segregação habitacional, insegurança econômica, desemprego e escassez de recursos – o policiamento só pode levar à criminalização e brutalidade, independentemente de ser baseada na comunidade ou não.

Além disso, o policiamento comunitário não altera o fato de que os orçamentos policiais estão esgotando os recursos das comunidades. Durante o auge da pandemia de Covid-19, as cidades lutavam para obter suprimentos essenciais, como respiradores. Quando os fabricantes aumentaram seus preços, a cidade de Nova York ainda tinha US$ 5,6 bilhões destinados à polícia e US$ 8 bilhões para a construção de novas cadeias. Os policiais receberam um orçamento enorme para seus equipamentos antimotim, gás lacrimogêneo e armas militares, que foram usadas para reprimir os manifestantes. Enquanto isso, as enfermeiras foram forçadas a reutilizar as máscaras e usar sacos de lixo em vez de equipamento de proteção pessoal adequado.

O policiamento comunitário não significa que essa força não sirva mais ao sistema capitalista racista. Um policial que conhece uma comunidade, suas famílias e sua cultura continuará brutalizando essa comunidade, porque esse é seu trabalho e função.

Desfinanciar a polícia?

Outra proposta que está circulando fortemente é a ideia de desfinanciar a polícia como solução. É verdade que os orçamentos das forças aumentaram nas últimas décadas, especialmente após a aprovação da lei criminal de 1994, enquanto os serviços de saúde e a educação foram subfinanciados; no entanto, os esforços atuais para reverter essa tendência fariam apenas uma pequena diferença. Em Nova York, o prefeito De Blasio prometeu cortar o orçamento do Departamento de Polícia de Nova York e realocar esses fundos para serviços para os jovens. Em Los Angeles, o prefeito Eric Garcetti disse que reduzirá o orçamento da polícia de US$ 1,8 bilhão para US$ 150 milhões para realocar para comunidades carentes. Essas promessas nada mais são do que concessões menores que não mudarão nada substancial. O que mudará um pouco é o desfinanciamento total da polícia com um orçamento zero e, finalmente, sua abolição permanente.

Deve-se notar que organizações anti-policiais como o Partido dos Panteras Negras surgiram na década de 1960, quando os orçamentos policiais eram muito menores. Essas organizações identificaram corretamente a polícia como uma força repressiva nas comunidades negras da classe trabalhadora. Como disse um dos membros fundadores do Partido dos Panteras Negras, Huey P. Newton: "A polícia em nossos bairros ocupa nossa comunidade como uma tropa estrangeira ocupa um território e não está aqui para promover nosso bem-estar, eles estão aqui para nos conter. Para nos brutalizar e nos assassinar porque eles têm ordens para fazê-lo. "

O aumento dos orçamentos repressivos e sua maior militarização foram uma resposta às crescentes tensões sociais. De fato, as primeiras unidades da SWAT foram desenvolvidas na época dos distúrbios de Watts e da ascensão do Partido dos Panteras Negras.

Desfinanciar parcialmente a polícia não é uma solução. Se usarmos o impulso dos protestos de hoje simplesmente para cortar orçamentos, como podemos impedir que os governos da cidade, estado e federal aumentem amanhã? Mais importante, o que o desfinanciamento parcial fará para acabar com a violência sistêmica contra negros e a classe trabalhadora?

Nosso objetivo não deve ser diminuir o número de negros mortos e maltratados pela polícia. Nosso objetivo não é um pouco menos de opressão. Nosso objetivo deve ser proteger a vida dos negros e erradicar todas as forças que os ameaçam. Aspirar, a menos que isso como objetivo final só nos trará um futuro de mais tristeza e raiva quando a próxima pessoa negra for morta pela violência do Estado.

Abolir a polícia, acabar com o capitalismo

As forças de segurança não podem ser reformadas para ficar do lado da classe trabalhadora e oprimida. Portanto, a única solução viável para contra o terror policial é a abolição completa. Mas, para que haja a abolição da polícia, também deve haver a abolição das prisões, militares, Estado burguês e do capitalismo de conjunto, porque essas forças estão todas interligadas.

Como a polícia existe para proteger a propriedade privada e reprimir a classe trabalhadora, é necessário haver uma força revolucionária composta pela classe trabalhadora que se opõe ao capitalismo e a seus violentos cães de guarda. Na luta atual, embora espontânea e dispersa, há uma enorme revolta mundial contra a polícia que está forçando grandes concessões do Estado. Com essa solidariedade sem precedentes, existe o potencial de organizar essa força para que se oponha diretamente à polícia, a outros agentes estatais e ao próprio capitalismo.

É preciso haver um partido político independente da classe trabalhadora que lute pelo socialismo. Somente esse partido pode organizar uma sociedade na qual os recursos sejam distribuídos de acordo com as necessidades e sem fins lucrativos, e na qual as prisões, a polícia e os militares possam ser eliminados permanentemente.

A repressão é um componente essencial na manutenção de um sistema de exploração. Portanto, a polícia sempre existirá dentro de um sistema capitalista. Se quisermos destruir as forças de repressão que matam crianças, prendem pessoas nas celas, espalham miséria e sufocam os esforços para melhorar as condições materiais da sociedade como um todo, nossa luta precisa ser direcionada ao sistema que se baseia nessa repressão e a mantém.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[#BlackLivesMatter]   /   [Black Lives Matter]   /   [Ideias de Esquerda]   /   [Capitalismo]   /   [Violência policial]   /   [Internacional]

Carmin Maffea

Comentários