×

MiniCURSO - O QUE É O COMUNISMO [TERCEIRA PARTE]: O PASSO A PASSO DA DEGENERAÇÃO SOVIÉTICA | A degeneração da Revolução Russa passo a passo e a posterior degeneração global do movimento comunista. [vídeo]

quinta-feira 29 de junho de 2017 | Edição do dia

Apresentamos o vídeo da segunda parte da aula 3 do curso O QUE É O COMUNISMO, realizado nos meses de maio e junho deste ano na UnB.

Nesta segunda metade da aula sobre a degeneração da Revolução Russa, além da narrativa histórica e política a respeito dos fenômenos políticos que atravessam aquele período crítico [da guerra civil e do isolamento mundial da Revolução Russa], será abordada a posterior degeneração, em escala mundial do movimento comunista, com Stalin à cabeça; esta figura emerge como representação política da burocratização social da revolução, processo que se deu em consequência de razões historicamente determinadas.

Algumas questões que são abordadas nessa palestra: o stalinismo é, em alguma medida, continuação do bolchevismo ? Ou se trata de uma obvia descontinuidade e ruptura em termos de conteúdo político e programático? Sufocada pelas calamidades da I Guerra Mundial e da invasão pelo imperialismo, isolada, na condição de uma fortaleza militar, quais as contradições que afloram internamente no Estado operário russo?

Que impacto terá a corrupção dos PCs sobre as sucessivas gerações da esquerda mundial de visibilidade? Quanto aos seguidores de Trotski - continuador orgânico do legado mais consciente da Revolução Russa -, por que, em regra, não deram conta de capitanear, no pós-II Guerra Mundial, movimentos de massas?

E o que pode ser qualificado, atualmente, como crise de estratégia revolucionária, soviética?

O que ficou sendo, décadas afora, o “modelo stalinista” de fazer política e de derrotar e desviar revoluções? Reconhecer que a Revolução Russa degenerou significa que seu legado consciente ficou para trás, e que se trata apenas de um “clássico” para dias de festa e de palestras memorialísticas?

O vídeo abaixo, portanto, continua os anteriores. Nas palestras anteriores foram abordados os elementos de origem e fundamentos da ideia comunista, na segunda palestra o auge da ideia comunista através da Revolução Russa e, na palestra passada, tivemos os elementos de época e as determinações históricas nos marcos das quais se desenvolveu a degeneração da Revolução Russa .

Hoje, no vídeo abaixo, confira a parte final do debate sobre a stalinização da Revolução Russa e seus desdobramentos históricos e políticos, sobretudo no movimento comunista, ao longo das décadas seguintes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias