×

OPINIÃO | A ’defesa da democracia’ que os petistas fazem para defender Dilma e seu governo

Desde o ano passado os setores como a CUT,CTB, MST, MTST e a UNE que apoiam o governo federal do PT estão organizado atos em defesa de Dilma. Com a alegação de que a direita está organizando um golpe de estado contra o atual governo petista, os governistas estão levando à frente nos atos a bandeira ‘’em defesa da democracia e contra o golpe de Estado’’. Neste sentido vale a pena discutir : Que democracia que estes mesmos governistas apoiam?

quinta-feira 14 de janeiro de 2016 | 00:00

Quando os petistas saíram nas ruas em defesa da democracia não se questionaram que o assassinato em 2013 do pedreiro Amarildo ocorreu num regime democrático, muito menos que nesta atual democracia os militares da época da ditadura brasileira estão impunes, e também o assassinato do menino de 2 anos Kaingang Vitor, e mais em geral o massacre indígena que está em curso no país. A democracia que os petistas defendem é onde as empreiteiras e bancos fazem a festa lucrando bilhões e se envolvendo em casos de corrupção, mas também do ajuste fiscal contra os trabalhadores e a juventude.

Grande prova desta hipocrisia é que eles mesmos nunca utilizaram o seu imenso aparato para fazer uma enorme campanha pela punição de todos os militares e civis que apoiaram a ditadura, e pela expropriação todos os seus bens. Muito menos pra saber onde estava o pedreiro carioca Amarildo e a prisão de todos aqueles que estavam envolvidos em seu assassinato, e também nada estão fazendo no caso do menino Vitor. Apesar de falarem em defesa da democracia, não defendem sequer os direitos democrático dos trabalhadores e dos demais setores populares.

Eles falam que lutam contra a direita ‘’que ameaça a democracia’’, mas por trás do teatro que existe atualmente, se vai ter impeachment ou não, o PT sempre procura se aliar com os setores direitistas e votar diversas propostas contra a população em conjunto. O PT para poder chegar ao cargo de administrador dos negócios da burguesia e dialogar com estes setores da direita precisou renegar o seu próprio programa e negar diversos direitos para as mulheres, homossexuais e negros.

A democracia que os petistas saem na rua pra defender é aquela que prega que os trabalhadores tem que somente votar e depois voltar para o seu trabalho, pois quem participa da política são meia dúzia de ‘’seres iluminados’’ e não a maioria da população que ‘’não tem capacidade de intervir nos assuntos políticos’’. É a democracia que quando a burguesia manda, avança contra os direitos sociais e se preciso for contra os direitos políticos dos trabalhadores e dos setores populares da sociedade.

Por trás da lógica de que existem aqueles que defendem a ‘’democracia’’ e aqueles que defendem uma ditadura, está o pensamento que a democracia burguesa é a democracia de valor universal, portanto o estágio máximo em que a sociedade pode chegar. Um pensamento que coloca que é possível chegar num regime, onde que seja possível agradar ‘’gregos e troianos’’ estabelecendo assim que é possível governar para ‘’todos’’.

Mas eles podem até alegar falando que tudo isso é em busca de uma construção de um suposto ‘’projeto popular’’ de sociedade. Por trás desta lógica está um velho pensamento evolutivo da esquerda social-democrata, onde os trabalhadores teriam que ter paciência e não questionar o atual governo pois o suposto ‘’projeto popular’’ estaria sempre em evolução para uma sociedade mais igualitária e com isso os trabalhadores teriam que votar nos supostos ‘’lideres populares’’ e deixar que eles façam a política.

O que a realidade mostra hoje é que este suposto ‘’projeto popular’’ não avança pra nenhum lugar, muito pelo contrário o que estamos vendo hoje é um retrocesso no que diz a respeito aos direitos dos trabalhadores, e este retrocesso está sendo encabeçado pelos ‘’lideres populares’’ que o petismo tanto defende. O que está em discussão hoje não é se a ‘’democracia’’ está ameaçada, mas sim que o governo com apoio da oposição burguesa está aplicando um ajuste contra os trabalhadores por conta da crise econômica.

O Estado é um instrumento de dominação de classe. Hoje este instrumento está nas mãos da burguesia que utiliza contra os trabalhadores e quem administra os interesses da classe dominante hoje é o PT. A atual democracia que os petistas tanto defendem é a democracia burguesa, uma forma de dominação de classe contra os trabalhadores ] e demais setores da sociedade, onde por mais que se garantam alguns direitos, para a grande maioria da sociedade ainda se mantém apenas a lógica de exploração do trabalho.

O pensamento do PT sempre foi de que era possível conquistar os direitos dos trabalhadores e dos demais setores populares da sociedade dentro do regime capitalista, pois com a experiência da URSS, o balanço que este partido fez é que a burocratização dos estados operários imposto pelo Stalinismo é parte da tradição comunista de Marx, Engels, Lenin e Trotski. Esta lógica de conseguir cargos no Estado Burguês para que se consiga direitos permitiu que o PT desde o inicio já cedesse seus princípios, como o fato o Partido dos Trabalhadores não ter travado uma luta política até o final pela punição dos militares da ditadura.

Cada vez mais que o PT conseguiu cargo para prefeito, vereador, deputado federal e estadual o que aconteceu foi que este partido foi cada vez mais se inclinando para a direita e começando rever suas próprias posições que estavam à esquerda. E o principal motivo disso é que os cargos que o petismo conseguiu ao longo de sua história política não estiveram a serviço de organizar a classe trabalhadora, muito menos fez um trabalho político pra fazer com que as massas perdessem ilusão no Estado Burguês e nunca questionou os privilégios que o estado oferece como faz a FIT (Frente de Esquerda na Argentina, encabeçada pelo PTS, partido irmão do MRT), mas sim sempre foram parte fundamental para manter o atual sistema político no Brasil.

O fato é que os atos em defesa do governo se dão num momento de crise política e crise econômica no Brasil. Ainda que as contradições entre as diversas frações da burguesia aumentaram no último período, Dilma ainda é a presidente que vai levar à frente os ajustes fiscais contra a classe trabalhadora e os demais setores populares da sociedade, e por isso não existe nenhum motivo para a burguesia querer derrubar o seu governo.

Neste sentido temos que denunciar fortemente para a classe trabalhadora que o chamado dos setores governistas como a CUT, CTB, MST, MTST e UNE que é para defender o governo que é contra os trabalhadores, e exigir que os setores antigovernistas como a CSP-CONLUTAS travem uma luta para que os apoiadores do governo federal rompam com o governo e coloquem todo seu peso nas lutas dos trabalhadores e demais setores populares da sociedade. Esta política é totalmente o oposto do que vem fazendo o PSOL: é errado que estejam na Frente do Povo Sem Medo com o petismo para defender o governo de Dilma, diluindo as suas bandeiras e assumindo pra si suas pautas.

Por trás da defesa da ‘’democracia’’ que os setores governistas fazem, existe o fato de que estes se apoiam na estabilidade burguesa. Eles fazem isso, porque têm medo da classe trabalhadora e por isso que não levam uma luta até o final. Os governistas da CUT, CTB, UNE, MST e MTST cumprem o papel de burocratas, se alimentam das migalhas do estado burguês, e se os trabalhadores levassem uma luta até o final não é somente a burguesia que se sentiria ameaçada, mas também a própria burocracia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias