×

ARGENTINA | A classe trabalhadora paralisou o país: há forças para derrotar Macri e o FMI

A medida mostrou o enorme poder social de milhões de trabalhadores. A CGT novamente chamou o governo para "diálogo". O sindicalismo combativo e a esquerda protagonizaram os piquetes e deram um caráter combativo ao dia.

terça-feira 26 de junho de 2018 | Edição do dia

Nesta segunda-feira, as ruas das principais cidades do país permaneceram praticamente vazias ao longo do dia. Na cidade de Buenos Aires, as estações de trem e metrô apresentavam uma paisagem de desolação.

Essas imagens serviram para demonstrar a natureza maciça da greve nacional convocada pela CGT. Tratou-se de uma enorme demonstração de rechaço à situação econômica e social do país. Foi, claramente, a medida de força mais importante em muitos anos.

O poder social da classe trabalhadora emergiu paralisando o transporte, a produção, o comércio e a atividade econômica em seu conjunto. Se a ausência de trens, ônibus e aviões era evidente, nos principais cordões industriais do país a paralisação se sentiu potente.

O governo usou como argumento que "US $ 28.000 milhões" foram perdidos com a paralisação da atividade econômica. Mas esse número despenda o papel da classe trabalhadora como um verdadeiro produtor de riqueza.

O governo também apelou ao repetido pretexto de que havia "interesses políticos". Deve-se notar que, além das intenções das direções, a greve constituiu um forte pronunciamento contra a gestão macrista. Nesse sentido, foi uma medida de caráter política.

A medida foi convocada pela absoluta maioria do arco sindical. Salvo exceções - como o ultra-oficial Uatre ou o sindicato de motoristas de táxi liderado por José Ibarra - os membros incluíam tírios e troianos. Até o oficialista Roberto Fernandez, líder da UTA, foi forçado a convocar a paralisação.

O clima foi preparado pela crescente crise social e econômica, que se aprofunda no calor do acordo firmado com o FMI. Uma crise que empurra para baixo as condições de vida de milhões de pessoas. Enquanto os grandes especuladores financeiros desfrutam de múltiplos "presentes" do Estado, a miséria e as demissões crescem para o povo trabalhador.

União dos traidores

No conjunto, resultou importante o papel desempenhado pelos setores da base de trabalhadores para garantir a paralisação. Confirmando essa realidade, o próprio Schmid foi obrigado a "agradecer" às comissões internas e aos delegados que, em todo o país, sustentaram a paralisação.

Em vários locais de trabalho, esses delegados e comissões internas tiveram que lutar, não apenas contra os patrões, mas também contra as direções. Uma pesquisa mostrou casos semelhantes: dirigentes sindicais avançando pressão aos empresarios.

Ao meio-dia de segunda-feira, era possível encontrar filiais do supermercado Coto aberto na cidade. Um fato não menos importante é que Ramón Muerza, que se apresenta como "oponente" ao octogenário Armando Cavallieri, pisa nessa corrente. A estreita relação de Muerza com Alfredo Coto deve ter colaborado para que a atenção tivesse algo de "normalidade".

O outro lado dessa imagem pode ser visto em outros lugares onde prevaleceu a democracia dos trabalhadores, que discutiam em assembléias o caminho para enfrentar a paralisação. Um exemplo é o que aconteceu no estaleiro Río Santiago, em La Plata, onde a decisão coletiva resultou em um corte e mobilização de 500 trabalhadores.

Lenços (verdes) e piquetes

"Temos as jogadas que tem que ter", disse Juan Carlos Schmid. Ele procunciou a frase ao finalizar a conferência de imprensa na segunda-feira, depois de questionar o carater passivo da paralisação nacional. O triunvirato é geralmente apresentado como "progressivo" dentro do esquema de condução (ossificado) do CGT.

O relógio de Schmid atrasa. Ainda mais após o tsunami verde que inundou as ruas de todo o país e impôs a media aprovação do direito ao aborto em deputados. E em momentos que colocam em discussão o caráter inclusivo da linguagem ante as questões de gênero. Notemos que o sindicalista é um homem (muito) próximo da Igreja.

A falta de correspondência com a realidade não é apenas discursiva. Na manhã de segunda-feira, quando ainda não amanhecia o dia, o que restava foram ovários. As mulheres trabalhadoras, embanderadas em lenços verdes, puseram o corpo à Prefeitura na subida da Ponte Pueyrredón. Essa pequena batalha foi vencida. É de supor que os líderes da CGT dormiam a essa hora.

A esquerda nas ruas

"O movimento trabalhista chegou com o Lexotanil até agora e com a esquerda mordendo seus calcanhares". A frase - segundo um jornalista do Clarín - pertence a Luis Barrionuevo. O eterno cacique de Gastronómicos ratificou a inevitabilidade da paralisação ante o ministro nacional do Trabalho.

É impossível certificar a veracidade dessas palavras. No entanto, a análise do "grande jornal argentino" lança luz sobre uma questão real: os últimos anos mostraram um persistente avanço da esquerda trotskista e do sindicalismo combativo dentro da classe trabalhadora.

Os piquetes confirmaram isso novamente. Havia protagonistas de setores anti-burocráticos do movimento operário, que caminhavam longe das conduções burocráticos - eles têm um discurso de oposição ou um oficialista.

Se olharmos apenas para a ponte Pueyrredón, podemos ver trabalhadoras e trabalhadores telefônicos, aeronáuticos, professores, da saúde, estaduais, de alimentos e metrô, entre outros. Todos eles integram grupos de oposição em seus sindicatos.

Esse sindicalismo anti-burocrático está estreitamente ligado à Frente de Esquerda e às forças que o compõem. Assim, o MAC (Movimento de Agrupações Classistas) - que impulsiona o PTS - esteve presente na Ponte Pueyrredón com referências como Nicolás del Caño, Nathalia González Seligra, Myriam Bregman ou Claudio Dellecarbonara, para fazer uma lista mais curta. Essa corrente é também uma das mais ativas impulsoras da luta pelas demandas do movimento de mulheres, entre elas, o direito ao aborto.

Mas também levantou na segunda-feira, além das exigências de salário e emprego, outras bandeiras necessárias se quer realmente enfrentar o plano de Macri: o não pagamento da dívida, a quebra do pacto com o FMI, a anulação da tarifa e os direitos dos trabalhadores mais precários.

Nesta segunda-feira, aqueles que bloquearam o acesso à capital do país confluíram quase ao meio-dia em uma cerimônia, nas proximidades do Obelisco.

Nos luxuosos quartos onde empresários e representantes do governo são preferidos, de longe, os burocratas do sindicato peronista são. Entre essas lideranças empedrada pode haver sombras e fricções, mas, na hora de lidar com a mobilização de rua, elas são apresentadas como verdadeiros agentes de interesse capitalista dentro das organizações de trabalhadores. Se o avanço da esquerda for aprofundado, não aparecerão sorrisos naqueles rostos.

Acrescentemos que o desconforto na liderança da CGT não reside apenas nas críticas. Também perturba a perspectiva da esquerda. A exigência de continuidade para as medidas de combate é a única realista contra a dureza do plano de ajuste proposto por Macri, o Fundo e o grande negócio.

Para Cambiemos não resulta tanto tão mal o cenário para realização de uma paralisação sem continuidade que sirva, como definiu um triunviro, para "descomprimir" a raiva.

Essa situação coloca a CGT em um cenário complexo. Seu vínculo com o Estado - via obras sociais e outros múltiplos privilégios -, assim como seu papel de controle sobre a classe trabalhadora, empurra-a para a negociação. O descontentamento social e o ataque oficialista na direção oposta.

Dentro da liderança sindical as diferenças discursivas não se restringem a práticas distintas. Os sindicalistas que se apresentam sob o discurso mais opositor - como o Moyanismo, a Corrente Federal ou o CTA- não traduzem isso em ações de luta que poderiam golpear o plano do governo. A jornada desta segunda-feira foi um bom exemplo: eles seguiram a agenda do triunvirato. Longe, e há muito tempo atrás, havia a enorme concentração de 21F.

Um horizonte de crescente luta faz com que aqueles que ocupam as poltronas confortáveis da CGT tremulem mais do que no frio do inverno. Significa o eventual desenvolvimento de um processo de organização em larga escala de setores combativos e de esquerda ligados ao classismo.

Consciência da União e consciência política

“É necessário que os trabalhadores se expressem com consciência sindical, que digam: ‘Eu não saio de casa porque concordo com a agenda que a Confederação Geral do Trabalho convocou’.”

"Para Héctor Daer, "consciência sindical" equivale a não desobedecer aos mandatos burocráticos da CGT.”

A preocupação do líder vai além da paralisação desta segunda-feira. Para o sindicato jurássico a liderança é impedir o avanço de qualquer tendência à autonomia política dos setores da classe trabalhadora.

Pensar "sindicalmente" limita o desenvolvimento da perspectiva política própria dos trabalhadores. Aquela que supera as divisões internas, organizacionais e corporativas.

Uma das batalhas colocadas nesse caminho é superar as diferenças salariais e as condições de trabalho que separam os homens das mulheres. Estes cobrem mais de 50% da força de trabalho no país.

O cenário de uma greve geral permite tornar mais visível uma perspectiva assim. O poder dos operários e trabalhadores de conjunto, reunindo os professores de Buenos Aires, os homens do petróleo de Neuquén e os metalúrgicos de Córdoba; Isso torna mais fácil propor uma ação como classe. Esse é o medo da liderança burocrática, chame-a de Moyano, Daer, Fernández ou Acuña.

Essa é a aposta estratégica dos setores classistas e dos trotskistas no movimento operário. Isso implica, necessariamente e urgentemente, a construção de agrupações classistas que dão essa luta dentro de cada sindicato. Implica também o avanço do desenvolvimento de uma força política própria da classe trabalhadora.

O enorme poder desempenhado por milhões de trabalhadores nesta segunda-feira nos capacita e obriga a dar passos nesse caminho, continuando a exigir a continuidade necessária dos planos para combater o ajuste.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias