Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

A campanha eleitoral da FITU, o programa e a estratégia

Andrea D’Atri

Fredy Lizarrague

A campanha eleitoral da FITU, o programa e a estratégia

Andrea D’Atri

Fredy Lizarrague

Republicamos artigo do Ideias de Esquerda argentino, que foi parte da edição de 17 de Outubro de 2021.

A campanha eleitoral para as eleições de 14 de novembro está em andamento. O debate em CABA [1] foi um marco da campanha, com destacada participação de Myriam Bregman. Na próxima quarta-feira será a vez da Província de Buenos Aires, com Nicolás del Caño [2]. Por sua vez, a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores Unidade está veiculando uma série de pontos centrais na TV e no rádio, ajustados aos breves espaços concedidos pelo regime, nos quais buscamos sintetizar algumas propostas que fazem parte do programa que articula demandas imediatas com a perspectiva socialista de luta por um governo dos trabalhadores. Neste artigo vamos desenvolver o motivo da eleição desses eixos de campanha política, sua vinculação com o programa e a estratégia do PTS e que relação eles têm com a nossa luta conjunta contra o governo da Frente de Todos, a oposição de direita e de extrema direita, a ofensiva dos grandes patrões e do FMI para que a classe trabalhadora pague os custos da crise, e a preparação da luta e da organização necessárias para enfrentá-los e vencê-los. Nosso objetivo é abrir uma reflexão e um intercâmbio, a partir de nossa militância e da Comunidade de La Izquierda Diario, com milhares de colegas que já participam da campanha FITU. Para isso, vamos partir de quatro spots da campanha, um referente à conquista do lugar de terceira força a nível nacional, outro sobre a luta contra o ajuste e pela saída dos trabalhadores, outro dedicado à luta pela jornada de trabalho de 6 horas e trabalho para todos, e outra referente à luta das mulheres na campanha da FITU. Em breve publicaremos também aquele que aborda outro eixo importante: o combate à destruição capitalista do meio ambiente.

PARTE 1: FITU COMO TERCEIRA FORÇA NACIONAL

Nas PASO [3], o governo sofreu uma severa derrota eleitoral. Grande parte dos eleitores se absteve e uma parte menor votou na oposição de direita e de esquerda. A extrema direita cresceu, principalmente na CABA, mas a esquerda foi a terceira força nacional (depois da macrista direita e da Frente de Todos [4]), deixando a extrema direita em quarto lugar e depois outros partidos provinciais. A FITU alcançou os maiores percentuais no PASO desde sua fundação há 10 anos, com destaque para as votações em Jujuy, Chubut, Neuquén, San Juan, Província de Buenos Aires e CABA.

Conseguimos ser a terceira força política das PASO. Queremos reafirmar isso e conquistar deputadas e deputados nas eleições gerais de novembro. Este seria apenas um passo na nossa aposta de que a grande maioria social do país, a classe trabalhadora e o povo pobre, se organizem e lutem pelo seu próprio programa, contra aqueles que querem continuar pagando o FMI e ajustar contra as maiorias em benefício de uma minoria social de grandes empresários, banqueiros e latifundiários, minoria que tem o poder do aparelho de Estado e uma base de apoio nos setores superiores das classes médias.

As duas primeiras forças políticas, que ainda são as forças majoritárias, estão atravessadas por crises internas diante de seus respectivos fracassos. Na Frente de Todos, se a derrota se aprofundar em novembro, será mais difícil manter a unidade entre aqueles que são agentes mais diretos da Embaixada dos Estados Unidos e as grandes empresas (Massa, governadores como Manzur) e aqueles que também governam por elas, mas querem conter mais a classe trabalhadora e os pobres, como o kirchnerismo. Agora, estes encobrem como esquerda o que fazem (governam) de direita, buscando reverter o máximo possível a derrota das PASO e gerar “governabilidade” (o peronismo como "partido da ordem", que já se manifestou ao despejar com Berni [5] e La Bonaerense a apreensão de um terreno em Guernica, para a construção de um campo de golfe).

Em Juntos por el Cambio [6], Patricia Bullrich flerta com a extrema direita de Milei, enquanto Larreta busca armar com Vidal e Santilli sua alternativa presidencial "dialogista" com o peronismo, e os radicais buscam desenvolver seu próprio jogo. Nada garante que chegarão unidos até 2023. As coalizões majoritárias não estão de boa saúde. O regime político ajustador está em crise, enquanto o FMI, o capital financeiro internacional e as multinacionais exigem mais ajuste, mais abertura, mais privatizações, mais extrativismo (com sua destruição do meio ambiente), para pagar dívidas e continuar a fuga de capitais.

Os partidos que integramos a Unidade Frente de Izquierda temos conquistado enorme reconhecimento entre os trabalhadores por “colocar os nossos corpos”, por estarmos sempre presentes em cada luta, sendo consistentes com o nosso programa. Nicolás del Caño e Myriam Bregman são os rostos mais visíveis para milhões de uma esquerda que conquistou representação no Congresso desde 2013 e se renovou desde 2015, profundamente comprometida com a classe trabalhadora, as mulheres e a juventude, uma esquerda que enfrenta o ajuste e o FMI, que defende a luta socialista por um governo dos trabalhadores sem se submeter à gestão desse capitalismo decadente ou à desmoralização resultante das derrotas das últimas décadas. Alejandro Vilca em Jujuy, Raúl Godoy em Neuquén, Claudio Dellecarbonara na AMBA [7], são referências operárias que ganharam amplo reconhecimento em suas províncias ou regiões e se projetam em âmbito nacional.

Que a decepção se transforme em luta e organização

Apostamos que a decepção de amplos setores com os governos atual e anterior se transformará em luta, rompendo a passividade imposta pela burocracia sindical e pelas organizações sociais que aceitam sem questionar tudo o que o governo e os patrões fazem. Já vimos que isso é possível desde as ocupações de terras para construir casas em Guernica e em vários bairros populares das grandes cidades. Os múltiplos processos de auto-organização de trabalhadores que cruzaram o país: setores terceirizados da ferrovia e empresas como Edenor e Edesur; Os trabalhadores da saúde de Neuquén, as e os "elefantes", que empreenderam uma luta exemplar se unindo ao povo mapuche e conquistando o maior aumento salarial do país; produtores de vinho em Mendoza; citricultores em Tucumán; muitas linhas de ônibus (UTA) em diferentes províncias. Eles anteciparam que amplas franjas da classe trabalhadora não ficarão de braços cruzados diante da perda de postos de trabalho, salários, pensões, saúde e educação. Os tempos vão depender dos golpes da crise econômica e da própria experiência política, tendo as eleições como um marco. Os setores mais conscientes da classe trabalhadora e da juventude, podemos aproveitar esta instância de grande debate político nacional para chegar mais fortes nas batalhas da luta de classes que viveremos. Junto com esses setores, continuaremos exigindo que os dirigentes sindicais e outras organizações de massa rompam sua subordinação ao governo e promovam medidas de luta. Queremos ajudar a expandir a experiência com o peronismo.

Nas PASO, a FITU fez uma forte campanha, apesar de ter pouquíssimos spots gratuitos no rádio e na TV, reivindicando as lutas contra o ajuste e o FMI e conseguindo popularizar a proposta de reduzir a jornada de trabalho para 6 horas, sem redução salarial e com um mínimo que cubra a cesta básica familiar, para distribuir a jornada de trabalho entre empregados e desempregados, sem precarização do trabalho. A esta posição juntou-se a procura crescente de trabalho face à crise, pondo em questão a utilização de novas tecnologias para uma maior exploração dos trabalhadores (na qual as PPPs são o exemplo mais extremo: a inteligência artificial e o trabalho ultra precário). O questionamento dos privilégios da casta política a serviço dos grandes empresários foi também um ponto de separação daqueles que, como Milei, atacam a "casta" mas não os seus constituintes, os empresários. Para eles, querem “liberdade” absoluta. Liberdade para escravizar a maioria que não possui mais do que sua força de trabalho. A luta das mulheres e a denúncia do extrativismo e da destruição do planeta também fizeram parte da nossa campanha, com a juventude na vanguarda. Em PASO tão pobres em termos de ideias de outras forças políticas, a FITU surgiu como uma “terceira força” com este conteúdo político claro. Essa conquista é o que afirmamos com o spot que publicamos acima para iniciar a campanha para as eleições de novembro.

Com qual perspectiva intervimos nas eleições?

As eleições são batalhas táticas parciais, dentro da estratégia de garantir que a classe trabalhadora, em aliança com todos os oprimidos, se organize e lute contra seus inimigos, aqueles que vivem explorando-a, para vencer. A luta e a auto-organização ocorrerão como produto de sua própria experiência no confronto com os partidos em que confia, em particular o peronismo e burocracias de todos os tipos. O PTS se propõe a construir um grande partido de trabalhadores e trabalhadoras revolucionário para agrupar os setores mais conscientes e decididos a não deixar que os burocratas (sindicais, estudantis, etc.) usem os sindicatos, centros acadêmicos e movimentos sociais, como freios para a luta. Queremos recuperá-los. Assim como os patrões sustentam os burocratas e construíram seus próprios partidos políticos para defender seus interesses, precisamos estar organizados se realmente queremos derrotá-los.

Como mostra a história de nosso país e do mundo, somente se nossa classe, a maioria social, avançar na conquista de seu próprio governo, poderemos acabar com a exploração, a opressão e a destruição do planeta. O único caminho para a verdadeira liberdade passa por reorganizar a sociedade e colocar todos os recursos de produção, tecnologia e ciência, a serviço da satisfação das necessidades da grande maioria, reduzindo o tempo de trabalho para ter tempo livre enquanto preservamos o planeta, ou seja, a perspectiva do comunismo. Assim, pode-se caminhar para o fim da existência das classes sociais e, portanto, da necessidade de qualquer Estado como máquina de dominação.

A todas as pessoas que convidamos a fazer parte da campanha da FITU, ou que participam com o nosso partido em todas e cada uma das lutas, queremos expressar nestas breves linhas quais são os nossos objetivos e os meios para o conseguirmos, convidando-os a fazer parte da construção da ferramenta política que a classe trabalhadora e a juventude precisam para vencer.

Você pode se interessar: Spot "Com a força da esquerda em todo o país"

PARTE 2: A LUTA CONTRA O AJUSTE E POR UMA SAÍDA DOS TRABALHADORES

A carta de Cristina após a dura derrota eleitoral reconheceu que o governo de Alberto Fernández do qual ela faz parte (preside o Senado) aplicou um ajuste, algo que apenas a esquerda disse com total clareza nas PASO. Embora Cristina tenha restringido a ideia de ajuste à subexecução do orçamento nacional (gastos do estado, incluindo assistência social, saúde, educação, etc.) e não ao ajuste geral que tem sido aplicado (por exemplo, a perda aquisitiva dos salários e das pensões), foi uma dura confissão de que o próprio governo é o responsável pela crise social, que se manifesta fortemente no aumento da pobreza, que permanece acima de 40% da população, sem reverter a tendência que já vinha do governo Macri. Eles denunciaram o acordo de Macri com o FMI como uma farsa, mas eles não o ignoraram, pelo contrário, estão renegociando o pagamento e, por isso, fazem "boa redação" ao ajustar os gastos fiscais mais do que o próprio FMI exige. A denúncia que fizemos na campanha presidencial de 2019 se confirma quando alertamos que sob a bota do FMI e sem enfrentar os grandes empregadores, não havia saída para o desastre deixado por Macri. Naqueles anos enfrentamos o "malmenorismo" de setores muito amplos que depositavam suas esperanças no "retorno" do kirchnerismo e de seus aliados.

Agora o governo tenta reverter sua derrota anunciando medidas que mal compensam parte do que foi perdido, ao mesmo tempo em que promove "incentivos" aos empresários, que vão desde cortes de impostos para favorecer exportações em determinados setores até planos "estratégicos" de aumento de vendas, produção primária (agroindustrial, mineração, petróleo e gás, etc.). O esquema econômico do governo é promover uma economia que exporte matéria-prima, atrasada, pagadora serial de uma dívida infinita (mais de US $ 600 bilhões já foram pagos desde a última ditadura militar).

A promoção do governador de Tucumán José Manzur a Chefe de Gabinete implica uma guinada à direita, pois além de ser um "celestial" fervoroso que obrigou uma menina de 11 anos estuprada a dar à luz, foi articulador de apoio dos governadores peronistas a Macri sob sua gestão, proporcionando os votos necessários no Congresso para a aprovação das leis de ajuste. O chamado “combate à direita” é com mais direita no governo.

A oposição do Juntos propõe, além de ser responsável pelo “retorno” do FMI e por uma forte perda de salários e pensões, substituir as indenizações por algum outro sistema (há vários “projetos” patronais no Congresso) que facilitará com que os empregadores demitam quando quiserem. O mito é que isso criaria trabalho regulamentado. Um dos modelos é o acordo UOCRA, onde existe um fundo de desemprego que cobre parte do que corresponderia a indenizações. A realidade é que a construção é um dos ramos com trabalhadores mais precários.

Espert e Milei vão além e propõem diretamente a liquidação dos acordos coletivos por ramo de atividade e que cada empresa faça o seu negócio, para atomizar e enfraquecer o poder dos trabalhadores. Capitalismo mais selvagem.

Mas do lado do peronismo, dos governadores à burocracia sindical, passando pelas lideranças kirchneristas, eles não se propõem a avançar na criação de empregos com direitos, mas sim a promover uma “reforma trabalhista por empresa”. O modelo é a Toyota, onde foi imposto trabalhar aos sábados como se fosse mais um dia da semana de trabalho (sem ser considerado “hora extra”). Os governos kirchneristas mantiveram a essência da precariedade e terceirização que se impuseram com o governo neoliberal de Menem nos anos 90. Por isso, o trabalho precário nunca caiu para menos de 30% dos trabalhadores nos melhores anos de Nestor e Cristina, o que historicamente não acontecia na Argentina.

Uma saída de fundo

O programa FITU levanta a defesa de salários e aposentadorias, como parte da saída do povo trabalhador. Todos os analistas da grande mídia e todos os políticos reclamam da inflação, mas quem sempre acaba perdendo são os trabalhadores e os aposentados. Por isso, o mínimo que exigimos (e isso foi proposto na campanha das PASO) é que os salários e as aposentadorias aumentem automaticamente, mensalmente, de acordo com a inflação, e recuperem todo o poder de compra perdido nos últimos anos. A inflação tem causas múltiplas, que não podemos desenvolver aqui (o peso da dívida, a fuga de capitais, a monopolização de ramos inteiros da produção, em particular das exportações agrícolas cujos preços dolarizados por sua vez impactam os alimentos, a questão monetária para pagar dívidas e subsídios às empresas, o atraso do aparato produtivo, que obriga a importação de insumos e máquinas, etc.). Mas o que não se pode aceitar é que se trata de uma arma de ajuste permanente de salários e aposentadorias. A partir disso, propomos uma "saída da classe trabalhadora" com um programa conjunto que inclua o desconhecimento soberano da dívida ilegal e ilegítima, mas não como um "calote" (quando os governos capitalistas não podem pagar mais e chegam golpes de desvalorização e catástrofes para o povo), mas articulado com outras medidas substantivas. Por exemplo, a nacionalização do sistema bancário e financeiro, expropriando os bancos privados e financeiros que são os operadores dos vazamentos e dos golpes de desvalorização. Com essa medida, longe de se apropriar da poupança dos setores populares, eles podem ser preservados e formar um único banco público, sob a gestão dos trabalhadores, para cuidar da poupança nacional, financiar obras públicas (escolas, hospitais, habitação), conceder créditos acessíveis aos trabalhadores e setores populares e ajudar os pequenos comerciantes ou produtores arruinados pela crise. Outra medida seria a nacionalização do comércio exterior, ou seja, que todos os exportadores entreguem o que vai ser exportado para uma instituição criada pelo Estado que comercializa e administra o relacionamento com outros países. É a forma de acabar com o poder de veto que este punhado de empresas (especialmente as de cereais) têm ao colocar limites objetivos à capacidade do Estado de se apropriar de rendas, como as agrárias, ou de modificar os parâmetros do comércio exterior, bem como de como fazer definir preços internos. Em vários artigos, desenvolvemos essas e outras medidas.

A força para acabar com a dependência e o atraso

Uma "saída do povo trabalhador" não é fácil, porque conduz ao confronto com o capital financeiro internacional e a grande burguesia. A maioria dos partidos afirma que nosso programa é "infantil" e que "o país não está preparado para isso". Estamos preparados para continuar a afundar "a sério"? Uma recuperação econômica pode permitir que alguns melhorem, mas não que a grande maioria possa ter trabalho genuíno, atender às necessidades de suas famílias, poder estudar, aproveitar tudo o que representa uma vida que merece ser vivida. Qualquer promessa de que isso seja possível sem quebrar os laços de dependência do país e de submissão ao grande capital e ao imperialismo, é pura demagogia cínica.

Não propomos uma saída fácil, mas não estamos sozinhos: somos os maiores produtores da sociedade e na América Latina e em muitos países do mundo os povos se rebelam para não pagar os custos de uma crise que é internacional. Mesmo nos Estados Unidos, modelo para tantos direitistas, uma forte onda de greves está ocorrendo.

Nossa estratégia é a união de todos os explorados e oprimidos: dos mais precários aos cientistas e técnicos, passando por setores das classes médias. São todos eles que inventam, desenham, produzem e fazem tudo funcionar, não os empresários. Levantamos que, desde a classe trabalhadora, assumamos as demandas dos jovens que lutam pelo meio ambiente, das mulheres e dos LGTB que lutam contra todas as formas de opressão, dos povos indígenas, dos imigrantes, contra qualquer expressão de racismo e xenofobia .

O partido que queremos construir tem o compromisso de ser uma força política que acelera e fortalece o surgimento dessa força social capaz de mudar tudo.

PARTE 3: PARA O DIA DE TRABALHO DE 6 HORAS E TRABALHO PARA TODOS

A família trabalhadora é atingida por quatro realidades: trabalham em horário "normal", mas vêm perdendo poder aquisitivo; trabalham mais de 45 horas por semana porque não é suficiente; estão subempregados porque têm trabalho a tempo parcial; eles não têm um emprego. Várias famílias têm todas essas situações juntas. Todo mundo está perdendo. Os jovens que trabalham não podem estudar e muitas famílias têm que fazer um grande esforço para que seus filhos possam frequentar a universidade ou o terceiro grau, algo que deveria ser normal.

Como explicamos antes, todos dizem que se deve perder direitos para criar um trabalho genuíno. Alguns por meio de uma (contra) reforma trabalhista por lei (projeto de Lousteau de eliminação de indenizações), outros por meio de alteração de acordos trabalhistas por sindicato ou empresa (como a Toyota-SMATA, onde Alberto Fernández agiu), que também é uma (contra) reforma trabalhista.

É possível trabalhar menos e trabalhar todos?

Como explicamos nesta nota, se fosse aplicada uma jornada de trabalho de 6 horas, 5 dias por semana nas grandes empresas, 900.000 empregos poderiam ser criados, metade do total de desempregados. O resto poderia ser coberto por muitas “PMEs” com rendimentos elevados, bem como empregos públicos em setores como a saúde, assistência a idosos ou doentes ou planos de construção para os milhões de habitações necessárias.

Eles vão nos dizer que não é possível, que todas as empresas vão derreter. É o mesmo discurso que os patrões tinham quando o movimento operário iniciou sua luta histórica pela jornada de trabalho de 8 horas, desde o final do século 19, quando a jornada de trabalho era de 10 ou 12 horas.

A primeira coisa a definir é que, embora a jornada legal de trabalho permaneça a mesma desde 1930, a produtividade do trabalho mais do que dobrou entre 1960 e 2020 (medida por hora trabalhada) e os salários reais atingiram um pico. Em 1974 e depois caiu até hoje atingindo cerca de metade desse valor (com aumentos parciais que nunca recuperaram o que foi perdido). Como se vê, a classe trabalhadora produz o dobro, recebe a metade (em termos de poder aquisitivo dos salários) e a jornada legal de trabalho permanece a mesma. O aumento da produtividade beneficiou apenas os capitalistas, mas estes, devido aos níveis de investimento e risco exigidos pela concorrência implacável (internacional) e crises periódicas, optam por reinvestir produtivamente apenas uma pequena parte de seu capital.

Tecnicamente, com maior investimento e uso racional dos recursos, visando a preservação do meio ambiente, poderia produzir o que a humanidade precisa para viver em menos tempo. O obstáculo é a organização da produção e dos serviços com base no lucro capitalista e não nas necessidades sociais.

Por isso, a possibilidade ou impossibilidade de impor a jornada de 6 horas depende da vontade de luta e da organização dos explorados e oprimidos. Uma lei nacional poderia ser imposta com a luta, começando pela sua aplicação nas grandes empresas, com o controle dos trabalhadores para ver sua aplicação não só nas grandes empresas, mas também nas pequenas e médias empresas e nas áreas do estado ou na criação de novas fontes de emprego (construção de casas, escolas e hospitais). Os recursos deveriam provir do que os grandes empresários e latifundiários acumularam à custa do trabalho de terceiros, como já dissemos.

Tática e estratégia

Claro que isso levará a uma reação contra os capitalistas. Por isso, a perspectiva da classe trabalhadora não pode se reduzir à defesa de direitos respeitando a propriedade sacrossanta dos grandes capitalistas que construíram suas fábricas, bancos, empresas, com base na exploração dos assalariados e se apropriaram das melhores terras e recursos naturais, massacrando os povos nativos e com grandes negociações com o Estado. A luta põe em causa o lucro capitalista presente e passado (acumulado como capital, seja em dinheiro ou em mercadorias).

Então, que objetivos realistas podemos ter agora? Em primeiro lugar, propomos que a demanda pela jornada de 6 horas faça parte das demandas de setores cada vez mais amplos da classe trabalhadora. Já setores da direção sindical kischnerista levantam a redução da jornada de trabalho (Yasky, Palazzo). Exigimos que sejam coerentes, não se subordinem à linha parlamentar e promovam medidas de combate. Não colocamos como pré-condição assumir uma estratégia revolucionária de rompimento com o capitalismo para promover a luta por 6 horas. Mas acreditamos que é preciso estar disposto a ir até o fim para quebrar a resistência da classe dominante. Será necessário promover a unidade de toda a classe operária (empregada, desempregada, precária, permanente, etc.) e dos oprimidos, com seus métodos de luta mais contundentes, como greves, mobilizações e greve geral. Quando fábricas, transportes, portos, usinas de energia e trabalhadores estão paralisados, não só param a produção, mas também, organizando sua própria autodefesa, podem impedir que o governo da época imponha uma saída repressiva em favor dos empregadores.

Para tal nível de luta, serão necessárias novas formas de organização que ultrapassem os limites rotineiros dos atuais sindicatos e movimentos sociais. Os trabalhadores e o povo em luta encontraram várias formas de auto-organização, superando as divisões defendidas pelo sindicato e pelas burocracias sociais. Podem assumir a forma de sindicatos de classe, coordenações, assembleias populares, com representantes eleitos por locais de trabalho, estudo ou moradia. O desenvolvimento desses organismos e a capacidade de responder aos ataques do capital farão com que deixem de ser uma ferramenta da luta diária para se tornarem um poder alternativo ao dos capitalistas.

A classe trabalhadora argentina tem grandes feitos inscritos em sua história. Com a sua nova configuração (sindicatos, movimentos de desempregados e trabalhadores precários, etc.) protagonizará novos capítulos. No calor dessa experiência poderemos construir um partido revolucionário como ferramenta para garantir a vitória. Queremos discutir esta emocionante tarefa histórica com todos os colegas que fazem parte da campanha FITU.

PARTE 4: A LUTA DAS MULHERES NA CAMPANHA FITU

Nas PASO, o governo sofreu uma dura derrota, após a qual o primeiro conselho de Cristina, que o presidente tornou efetivo, foi nomear Juan Manzur chefe do gabinete de ministros. Este é o ex-governador de Tucumán que garantiu a assinatura do Pacto Fiscal no governo Macri, que possibilitou a reforma das pensões; o que mantém vínculo estreito com empresários da indústria farmacêutica; o empresário milionário que falsificou as estatísticas de sua província - uma das mais pobres do país - para esconder os índices de desnutrição infantil; o membro do Opus Dei que foi um dos maiores inimigos da maré verde e da legalização do aborto na Argentina. O movimento feminista não se lembra dele apenas por ser anti-direitos de expressão, mas porque em sua província ele permitiu que uma menina abusada, de apenas 11 anos, fosse obrigada a dar à luz depois que seu direito ao aborto terapêutico foi negado.

Sua recente nomeação como chefe de gabinete foi, como esperado, repudiada por amplos setores do movimento de mulheres e feministas. Mas críticas, rejeição e desconforto também foram sentidos entre aqueles que ainda tinham alguma afinidade com este governo. Por isso, algumas figuras da Frente de Todos, que tentam nos convencer de que devemos agradecer ao governo peronista pelo aborto legal, imediatamente rotularam as vozes críticas de não compreender as necessidades do povo. “Plata no bolso” dizem sem corar aqueles que, depois do desastre em que o macrismo nos deixou, criaram ilusões, mas fizeram com que 3 em cada 10 mulheres chefes de família tivessem uma renda que não ultrapassa os 30.000 pesos! “Plata no bolso” dizem quem tirou o IFE que dificilmente representou um paliativo em meio à pandemia, quando 3 milhões de pessoas estavam cadastradas no Cadastro Nacional de Trabalhadores na Economia Popular e 60% são mulheres. Os mesmos que responderam com uma repressão brutal, sob o comando do odiado Sergio Berni, às famílias de sem-teto que ocupavam terrenos baldios em Guernica, entre as quais muitas mulheres que, com suas filhas e filhos, foram obrigadas a abandonar suas casas onde eram vítimas de violência sexista.

Mas a mulher trabalhadora continua na linha de frente da luta por seus salários, por suas condições de trabalho, contra a repressão e a impunidade, pelo direito à moradia, como vimos com as trabalhadoras de saúde de Neuquén, as enfermeiras da CABA, a as professoras de Salta, as citricultoras de Tucumán ou as vinícolas de Mendoza, as comissões femininas de Madygraf ou Guernica ou Los Ceibos ...

Nós mulheres demos um exemplo de luta e não devemos nada a ninguém

Na Frente de Esquerda-Unidade estamos comprometidos com o ressurgimento da força das mulheres que resultou em uma luta persistente, há mais de uma década, em que tanto os governos kirchneristas como os de Macri impediram a legalização do aborto em movimento massivo por todo o país. Enquanto a Frente de Todos e seus grupos feministas, sindicais, políticos, estudantis e movimentos sociais relacionados para criar todo o possível para desmobilizar ou mobilizar as mulheres, incluindo a incorporação de muitas de suas figuras, como funcionárias das secretarias oficiais e ministérios de gênero, a Frente de Esquerda-Unidade segue impulsionando a organização de um movimento de mulheres independente do Estado, que não tenha compromissos com os governos do turno, que possa voltar às ruas para retomar a agenda de luta por nossos direitos.

Uma agenda que não acabou com o aborto legal, mas tem que partir daquela enorme experiência que foi um exemplo para toda a América Latina, em primeiro lugar para garantir que esse direito seja efetivo. Mas também para avançar nossa reivindicação de "Nem uma a menos"; pelo orçamento, para atendimento integral eficaz às vítimas de violência de gênero, prevenção de feminicídios e todos os crimes de ódio; para o desmantelamento de redes de tráfico; para jardins de infância gratuitos nos locais de trabalho e estudo; para acabar com as disparidades salariais entre homens e mulheres e para todos os direitos das mulheres trabalhadoras. Garantir que uma educação sexual abrangente, laica e científica com perspectiva de gênero seja efetivamente implementada em todo o país e em todos os níveis educacionais; eliminar permanentemente todos os decretos persecutórios e qualquer forma de discriminação contra lésbicas, gays, transexuais e pessoas intersex. Eliminar os decretos da ditadura militar ainda em vigor que estabelecem salários e outros benefícios para a hierarquia da Igreja Católica, no caminho para avançar na separação definitiva e efetiva da Igreja do Estado.

Trazendo para o Congresso essas reivindicações do movimento de mulheres e incentivando, das bancadas, a mobilização e a luta pela conquista dessas reivindicações, as deputadas da Frente de Esquerda constituem o único bloco do Congresso Nacional que está consequentemente do nosso lado. Os únicos que não escondem dinossauros ou "lenços azuis" que erram quando temos de enfrentar ou acabam votando contra nossos direitos, como fizeram muitos deputados da oposição de direita com o aborto legal, mas também da decisão do próprio oficialismo.

A luta por uma vida livre de discriminações, violência, miséria e exploração

A participação na luta política da campanha eleitoral não apenas vai de encontro com a participação em todas as lutas que seguimos dando nas ruas, mas também com promover a maior auto-organização, apostando que a força do nosso movimento pela base se expresse nos sindicatos, nos centros estudantis e em todas as organizações que queremos recuperar para nossa luta.

Estamos na linha de frente de todas as lutas por nossos direitos, mas não confiamos nos governos, seus ministérios e nem parlamentares para nos presentearem com nada. Sua conquista depende de nossa mobilização e organização. Mas, além disso, sabemos que a plena igualdade entre homens e mulheres, a eliminação por completo de todas as formas de discriminação e a plena emancipação de todos os oprimidos são incompatíveis com a continuidade de um sistema de exploração e opressão como o capitalismo.

Porque, embora a opressão das mulheres finque suas raízes nas sociedades escravistas da Antiguidade, o capitalismo reformulou essa subordinação e a fez funcional ao fortalecimento da exploração da força de trabalho. De que maneira? Pois pagando aos trabalhadores e às trabalhadoras um salário que deveria ser suficiente para reproduzirem cotidianamente sua força de trabalho: comer, higienizar-se, vestir-se, descansar e voltar a trabalhar renovados a cada dia; porém, justificando e naturalizando que as mulheres sejam as responsáveis de fazer grande parte desse trabalho doméstico e cuidados, de maneira gratuita em seus lares. O resultado é que as mulheres trabalham o dobro que seus companheiros, que uma grande parte desse trabalho é invisibilizado e gratuito e que os capitalistas se safam de ter que pagar grande parte da manutenção das trabalhadoras e trabalhadores. Sustentar essa descomunal desigualdade material necessita também de uma grande pressão ideológica, cultural, preconceitos milenares que se inserem por meio da educação, das religiões, dos meios de comunicação e que, assim como a homofobia, o racismo ou a xenofobia, apenas servem para nos dividir entre os explorados.

Por isso, acreditamos que a construção de bairros sustentáveis, com estabelecimentos que cubram as necessidades básicas da comunidade (restaurantes, lavanderias, escolas, jardins de infância, lares de idosos, atenção domiciliar), como também de espaços recreativos (parques, campos esportivos, clubes, centros culturais), ou seja, a socialização do trabalho doméstico e de cuidados, tirando-o do âmbito privado do lar, tornando-se um trabalho exercido tanto por homens e mulheres assalariados, é uma base necessária para começar a eliminar a “escravidão doméstica” que, nos fatos, impede que as mulheres exerçam e disfrutem de igualdade de condiçõe com os homens de seus direitos “igualitários” - ali onde os tenha conquistado.

Mas esse programa que parte das necessidades atuais da imensa maioria das mulheres do povo trabalhador apenas poderia se impor com a força organizada da classe trabalhadora, com as mulheres à frente, dobrando os exploradores e seu Estado. E na luta para impor, o povo trabalhador se verá obrigado a tomar medidas cada vez mais profundas para que os meios de produção sejam de propriedade coletiva e não estejam a serviço dos lucros de um punhado de parasitas capitalistas, mas sim para melhorar as condições de vida da imensa maioria da população. Ou seja, que ao mesmo tempo que lutamos, dia a dia, para conquistar cada um dos nossos direitos, sabemos que apenas poderemos construir plenamente uma vida livre de discriminações, violência, miséria e exploração se conseguimos arrancar dos capitalistas não apenas o poder econômico, mas também sua dominação política, conquistando um governo operário e do povo pobre, baseado em assembleias de trabalhadoras e trabalhadores, como parte de uma luta internacional que inicie a construção de uma sociedade sem exploração e opressão.

Essa é a perspectiva pela qual lutamos as feministas socialistas do Pão e Rosas e todos os militantes do PTS, a quem consideramos que unicamente essa revolução social pode sentar as bases para a emancipação das mulheres. Na transição a uma sociedade socialista, as seguintes gerações, já liberadas dessa dupla jornada não remunerada e tendo conquistado a redução ao mínimo de seu tempo de trabalho, poderão avançar mais rapidamente na dissolução de todos os preconceitos machistas e encontrarão novas definições para o amor, que não estejam atadas ao sacrifício silencioso, ao trabalho invisível e à entrega incondicional que hoje oprime a metade da Humanidade.


veja todos os artigos desta edição
FOOTNOTES

[1Cidade Autônoma de Buenos Aires.

[2Esse debate foi realizado em 20 de Outubro de 2021.

[3São as eleições Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias da Argentina, pela sigla.

[4Coalizão que governa a Argentina atualmente, com Alberto Fernández.

[5Sérgio Berni é Ministro de Segurança da Província de Buenos Aires.

[6Coalizão do ex-presidente argentino, Mauricio Macri.

[7Área Metropolitana de Buenos Aires.
CATEGORÍAS

[Eleições 2021 Argentina]   /   [FIT-U]   /   [Myriam Bregman]   /   [Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT)]   /   [PTS na FIT]   /   [Internacional]

Andrea D’Atri

@andreadatri

Fredy Lizarrague

Dirigente Nacional do PTS da Argentina
Comentários