×

NATAL | 99 na fila de leito de UTI mas para Álvaro Dias “vencemos a pandemia” em Natal

A Região Metropolitana de Natal enfrenta um dos piores momentos da pandemia, enquanto o prefeito afirma que “Vencemos a pandemia” e que temos uma “situação muito mais confortável que ano passado”, 99 pessoas estão na fila para leito de UTI.

sexta-feira 12 de março de 2021 | Edição do dia

A vida da população natalense e potiguar não vale absolutamente nada para Álvaro Dias (PSDB), isso já havia ficado evidente nos piores momentos da pandemia no ano passado, na falta de EPIs, na falta de transporte para os trabalhadores da saúde aos hospitais de campanha, nas mais de 1000 demissões de rodoviários em 2020 e nas mais de 400 demissões de trabalhadoras terceirizadas nas escolas municipais. Ainda assim, frente ao colapso do sistema sanitário e a transferência de pacientes da Região Metropolitana de Natal pela falta de leitos para os interiores, a afirmação de que “vencemos a pandemia” além de falsa, demonstra sua crueldade com a população para a defesa dos lucros capitalistas.

Álvaro Dias (PSDB) não garante leitos de UTI suficientes, não contrata trabalhadores da saúde, sobrecarregados há quase um ano na linha de frente do combate à pandemia, obriga o funcionamento dos serviços garantindo o lucro dos patrões e não oferecendo qualquer tipo de auxílio para que as pessoas com comorbidades ou infectadas possam fazer um isolamento racional e se proteger da COVID, além disso, cancelou a meia passagem dos estudantes e idosos nos horários de pico, aumentando ainda mais o custo de vida. A precariedade da vida e a ameaça do vírus é tamanha, que a poucos quilômetros das mentiras enunciadas por Álvaro Dias, uma família chora a perda de uma menina de apenas 6 anos, outra chora a perda de uma professora de 26 anos, Gabriela Alves Souza Lopes ou um atleta de 36, Gerdson Damasceno.

Álvaro Dias flexibiliza restrições frente ao colapso de Natal: negacionismo em defesa do lucro

Nos solidarizamos com cada familiar e amigo das vítimas da COVID 19, vítimas do descaso consciente dos governos capitalistas. É necessário salientar que Álvaro Dias é funcional ao assassino negacionismo de Bolsonaro (Sem Partido), principal responsável pelas mais de 270 mil mortes pela COVID 19 no Brasil. O regime do Golpe Institucional, com o Congresso à frente implementando mais ataques como a PEC Emergencial que congela os salários dos servidores públicos e garante os privilégios dos políticos, militares e juízes, STF, e o conjunto dos golpistas são co-responsáveis. Mas o toque de recolher implementado por Fátima Bezerra (PT) no governo do estado tampouco garante as necessidades da população frente à pandemia, ao passo que fortalece a repressão que arrancou a vida de Geovane Gabriel pelas mãos da polícia, garante a produção de lucro capitalista e a exposição nos ônibus lotados e nos locais de trabalho.

Governadores do PT e PSB escolhem repressão e salvar os lucros frente à nova onda de COVID

Um combate racional à pandemia só pode ser arrancado por meio da luta, como buscam fazer os paraguaios com manifestações de rua todos os dias, contra o desemprego e a crise sanitária. Defendemos a necessidade imediata de testagem e sequenciamento massivo, para possibilitar um isolamento racional, colocando os hotéis e resorts à serviço disso, sob controle dos trabalhadores. Abertura imediata de leitos de UTI e concentração não precarizada, unificação dos leitos privados e públicos, com um SUS 100% estatal sob controle dos trabalhadores. Liberação dos trabalhadores não essenciais e com comorbidades, com remuneração garantida paga pelos capitalistas. Auxílio emergencial de pelo menos 1 salário mínimo para todos os desempregados, informais e intermitentes. Para arrancar estas demandas básicas, as Centrais Sindicais precisam romper a paralisia na qual se encontram, colocando a gigantesca classe trabalhadora potiguar para construir uma saída real para essa crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias