Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

7 filmes que refletem o mundo do trabalho

Luno P.

7 filmes que refletem o mundo do trabalho

Luno P.

O mundo do trabalho e suas relações sempre foi constante objeto de estudo e interesse do cinema. Passando pelas mudanças sociais em meio ao capitalismo neoliberal, da luta contra a ditadura e ascenso de luta de classes, do trabalho precarizado e da construção de subjetividades, neste domingo trazemos aqui uma lista de 7 filmes que refletem sobre o mundo do trabalho.

1) Arábia (2017, Affonso Uchoa e João Dumans)

Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem (Murilo Caliari) encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico (Aristides de Sousa) que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores precarizados, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.

2) Temporada (2018, André Novais Oliveira)

Juliana (Grace Passô) está saindo de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para morar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu novo emprego, em que ela combate endemias da região, cria situações pouco usuais e apresenta a ela pessoas novas, que começam a mudar sua vida. Se adaptando à nova rotina, ela enfrenta dificuldades no relacionamento com seu marido, que também vai para a cidade grande.

3) Domésticas - O filme (2001, Fernando Meirelles e Nando Olival)

No meio da nossa sociedade, existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia a dia, vivem como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalham como empregada doméstica.

4) Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019, Marcelo Gomes)

A pequena cidade de Toritama, no Agreste pernambucano, é considerada a capital nacional do jeans. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal pelos moradores da cidade. Quando chega o Carnaval, eles vendem seus eletrodomésticos e outros pertences e fogem para as praias.

5) Eles não usam Black Tie (1981, Leon Hirszman)

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

ASSISTA O FILME COMPLETO AQUI

6) Roma (2018, Alfonso Cuarón)

Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

7) Doméstica (2013, Gabriel Mascaro)

"Ela é da família". Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e relações de trabalho .

ASSISTA O FILME COMPLETO AQUI


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Trabalho Precário]   /   [cultura]   /   [Cinema]

Luno P.

Professor de Teatro e estudante de História da UFRGS
Comentários