×

ESTADOS UNIDOS | 6 mil trabalhadores da Amazon votarão sua primeira sindicalização

Cerca de 6.000 trabalhadores do armazém da Amazon em Bessemer, Alabama, começarão a votar no próximo mês sobre a possibilidade de formar um sindicato, o primeiro da história da empresa nos Estados Unidos.

segunda-feira 18 de janeiro de 2021 | Edição do dia

O National Labor Relations Board (Comitê Nacional de Relações Trabalhistas) agendou a votação pelo correio na sexta-feira devido ao novo surto da pandemia. Essa eleição começará em 8 de fevereiro e durará até 29 de março.

Uma seção dos trabalhadores anunciou que se juntaria ao Sindicato do Varejo, Atacado e Loja de departamentos (sua sigla em inglês, RWDSU). A decisão de sexta-feira veio depois de uma audiência em que a Amazon e o sindicato dos trabalhadores do varejo decidiram quem deveria ser incluído na negociação coletiva e como a votação será realizada.

Ambas as partes concordaram que centenas de trabalhadores temporários deveriam ter direito ao voto. O National Labor Relations Board (NLRB) rejeitou os pedidos da Amazon de uma votação tradicional em pessoa e decidiram a favor do voto pelo correio. A Amazon é uma das empregadoras mais importantes dos Estados Unidos, a empresa declarou que entre março e setembro de 2020 empregou cerca de 1,4 milhão de trabalhadores na Amazon e na Whole Foods (sua grande rede varejista de alimentos) nos Estados Unidos Unidos.

Por muitos anos, esse gigante enfrentou com sucesso tentativas de sindicalização e organização de seus trabalhadores. A empresa se encarregou de contratar serviços que espionassem seus trabalhadores para saber quem estava tentando se organizar e assim poder acabar com qualquer tentativa de sindicalização.

Havia centenas de trabalhadores na sede da Amazon em Bessemer, que no final de 2020 assinaram documentos para solicitar uma votação para exercer o direito de sindicalização.

Durante a pandemia causada pela Covid-19, trabalhadores de armazéns da Amazon em todo o país recorreram a diferentes formas de luta, exigindo medidas elementares de proteção sanitária. Eles têm denunciado os perigos aos quais estão expostos diariamente, com centenas de infecções relatadas e trabalhadores que morreram após serem infectados em seus locais de trabalho.

Recentemente, os trabalhadores do Google criaram seu próprio sindicato exigindo os mesmos contratos e benefícios para os funcionários da empresa, contra a precariedade e terceirização de quase metade dos funcionários do Google.

Talvez lhe interesse: Nasce o sindicato do Google após anos de luta

Muitos trabalhadores precários e essenciais dos Estados Unidos lutaram em 2020 pelo direito básico de ter materiais de proteção contra a Covid-19, para não morrerem em seus locais de trabalho.

Empresas como Google ou Amazon são as que obtiveram os maiores lucros no meio da pandemia. Os trabalhadores da Amazon sofrem com condições de trabalho muito precárias, e esses exemplos recentes de organização sindical no Google e na Amazon são muito encorajadores para os trabalhadores dos setores precários deste país e do resto do mundo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias