×

CURSO 150 ANOS ROSA LUXEMBURGO | 150 anos de Rosa: Conheça o curso do Campus Virtual do Esquerda Diário

Há 150 anos de seu nascimento, o campus virtual do Esquerda Diário no próximo dia 5 de março, relançará o curso sobre o Marxismo de Rosa Luxemburgo, ministrado em 4 aulas por Diana Assunção, dirigente do MRT e fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas.

terça-feira 2 de março de 2021 | Edição do dia

Em homenagem ao aniversário de 150 anos da grande dirigente revolucionária Rosa Luxemburgo, o Esquerda Diário irá relançar o curso que conta com cerca de 7h30 sobre o pensamento da maior dirigente socialista do século XX e uma das principais teóricas do marxismo revolucionário.

Em meio ao mês de março, historicamente reivindicado como o mês da luta das mulheres trabalhadoras, é de extrema importância resgatar as imensas lições deixadas pela teoria e prática desta mulher revolucionária que foi parte, ao lado de Lênin e Trótski, de um legado imensurável do marxismo revolucionário até os dias de hoje.

O curso conta com 4 aulas, que abordam, dentre outros elementos, algumas das principais obras e polêmicas de Rosa desde o início de sua atividade militante até o fim de seus dias. A primeira aula conta com uma introdução de aspectos biográficos de sua vida e aborda uma de suas primeiras grandes lutas políticas: sua obra “Reforma ou Revolução?”. A segunda aula irá tratar dos debates realizados após a revolução russa de 1905, assim como dos debates acerca do espontaneísmo e organização, trazendo os elementos de concordância e divergência entre Rosa, Lenin e Trótski. A terceira aula por sua vez, contará com o importante debate estratégico entre Rosa e Kautsky acerca dos rumos da social democracia alemã e, por fim, na quarta aula, trará as discussões em torno da fundação da Liga Spartakus e as lições de seu pensamento para a atualidade.

A luz de todos os desafios colocados para o conjunto da classe trabalhadora e do movimento de mulheres nos dias de hoje, retomar o legado de combate a todo tipo de revisionismo reformista dado por Rosa até o final de sua vida, é de suma importância para os marxistas de hoje. É neste sentido que Diana Assunção, autora do prólogo do livro “Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação”, busca debater o marxismo de Rosa em suas aulas, demonstrando como a revolucionária é parte de um mesmo marxismo de Lênin e Trótski.

Confira a entrevista: “Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski e vamos batalhar por essa leitura no Brasil” - entrevista com Diana Assunção.

O campus disponibiliza a emissão de certificado para os alunos e as inscrições podem ser realizadas pelo site: Campus Virtual. O curso também estará disponível pelas plataformas do Youtube e em versão Podcast no Spotify.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias