×

DIRETO DO COMPLEXO DO ALEMÃO | VIDEO: Marcelo Freixo fala sobre as UPPs para Esquerda Diário

sábado 4 de abril de 2015 | 15:58

Esquerda Diário esteve no Complexo do Alemão cobrindo ato contra assassinatos da Polícia Militar. Entrevistamos o Deputado Marcelo Freixo. Confira no Vídeo a seguir.

ED: Essas quatro mortes em uma semana no Complexo do Alemão, e os constantes tiroteios em outras comunidades, significam o fracasso da política de segurança dos governos do PMDB e do PT?

Marcelo Freixo: Olha, o fracasso da política de segurança não é medido só por essas mortes. Essas mortes sem dúvida alguma agravam demais a situação. O fracasso vem da falta de diálogo. Essas mortes acontecem porque o estado nunca foi capaz de ouvir o que esses moradores têm a dizer. Quem conhece o Complexo do Alemão é quem construiu o Complexo do Alemão. O Complexo do Alemão não é um lugar, o Complexo do Alemão é um conjunto de histórias e pessoas que precisam ser respeitadas, precisam ser ouvidas. O que está acontecendo hoje é que eles estão vindo às ruas dizer o seguinte: "Olha, a favela sai de casa todo dia. Sai para trabalhar, sai para organizar a cidade, sai para fazer a cidade funcionar". Agora estão saindo para dizer o seguinte: "Queremos dignidade, queremos ser ouvidos, queremos democracia".

O estado tem que entender que não tem que ter só polícia, a polícia tem que ser outra. E o estado, em qualquer medida que for tomada dentro do Alemão, tem que ouvir quem mora e quem constrói e quem conhece o complexo do Alemão. Esse é o grande grito de hoje. O fracasso da política de segurança é a mesma razão do fracasso da política de saúde, do fracasso da política de educação, do fracasso da política de moradia: porque na verdade não sabem ouvir. Precisam aprender o que é a democracia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias