[EDITORIAL GRÁFICO] 171 anos do Manifesto Comunista

0

Custa acreditar que apenas dez anos nos separam no centenário do Manifesto do Partido Comunista. Este manifesto, o mais genial entre todos os da literatura mundial, surpreende-nos ainda hoje pela sua atualidade. Suas partes mais importantes parecem ter sido escritas ontem. Sem dúvida nenhuma, os jovens autores (Marx tinha 29 anos e Engels 27 anos) souberam antever o futuro como ninguém antes e como poucos depois.

(Leon Trotski, em Os noventa anos do Manifesto Comunista)

Hoje se completam 171 anos do Manifesto Comunista. 171 anos de sua célebre frase de abertura sobre o espectro que continua a assombrar não só a Europa, mas o mundo. 171 anos de ideias muito poderosas que se parecem perigosas a alguns é porque de fato o são: uma classe explorada que, mais que isso, é o sujeito da transformação. Atual e necessário, segundo livro mais publicado da história, em seus 171 anos, fazemos nosso o chamado final de Karl Marx e Friedrich Engels: TRABALHADORES DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!

 

Imagem: Juan Chirioca

About author

No comments

Entre pactos e ameaças

. imagem: Juan Chirioca   Por Edison Urbano   Um ‘pacto’ que não dissipa, mas antes aguça contradições   A uma semana do primeiro turno, ...