Recomendação da semana: Hendrix inédito

0

ilustração: Selo da USPS e homenagem a Hendrix

 

Hendrix tem até selo em sua homenagem na coleção “Forever” do correio oficial estadunidense. Mas poucos podem dizer que tenham experimentado a Jimi Hendrix Experience completa: os que estiveram presentes em apresentações claro, mas são coordenadas temporais e geográficas que nos superam um pouco. Tem vídeos aqui e la, é verdade, mas breves, de um tema ou dois, com definição de vídeo e som duvidosas na sua maioria.

 

No entanto, há pouco tempo atrás foi restaurado o vídeo do show completo em Estocolmo, em 1969, que estava perdido. Uma hora inteira, com uma definição mais do que aceitável para a época na qual foi registrado, de uma das experiências definitórias da história do rock. Inclui até a dedicatória com a qual começou a apresentação “à Sociedade de Desertores Americanos”, é dizer, aos soldados que se recusavam ir a lutar em Vietnam.

 

A fita, gravada para a TV sueca, que transmitiu 10 minutos do show, quase é apagada para sua reutilização (uma hora de filme nessa época não era pouca coisa). Mas algum técnico ou a fada do rock intercedeu e a protegeu. Ainda que sem identificá-la. Não foi possível recuperar as imagens dos minutos finais, mas o áudio continua até a despedida do público.

 

About author

No comments